Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Biotina

Biotina

A biotina é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja solúvel em meio aquático, que não é produzida pelo organismo humano, sendo encontrada em alguns alimentos ou em suplementos alimentares. Também conhecida como Vitamina H , Vitamina B8 ou ainda Vitamina B7 pode ser utilizada para prevenção da calvície se esse problema for resultante da carência dessa vitamina. Mas como será que a biotina atua no corpo dos seres  humanos? É o que veremos a seguir.

Atuação da biotina no organismo humano

De acordo com pesquisas científicas que foram realizadas , a biotina ou vitamina H atua auxiliando o corpo humano na queima de gordura e hidratos de carbono para produção de energia. Outra importante atuação da biotina é na síntese dos ácidos graxos que  são elementos de extrema importância para  manter em bom estado as unhas, cabelo e epiderme dos seres humanos além de atuar no no tecido conjuntivo e sistema nervoso cardiovascular e imunológico dos indivíduos.

Alguns elementos como por exemplo, o manganês e o magnésio provocam a estimulação da absorção da biotina ou Vitamina H pelo organismo e em conjunto com as vitaminas do complexo B também promovem a capacidade de aumentar seu poder de absorção. No entanto nem todas as substâncias agem aumentando a absorção da Biotina. Algumas como a avidina que é encontrada na clara do ovo não cozido se une a biotina e evita a sua absorção.

Vale ressaltar que quando  ovo esta cosido esse processo não ocorre. Outra importante causa da redução da absorção da biotina pelo organismo é  a ingestão frequente de bebidas alcoólicas pelas pessoas.

Utilização da biotina no corpo humano

Segundo especialistas e pesquisadores uma das principais utilizações da Biotina é para combater a queda dos fios capilares, se esse fato tiver relação com a falta dessa vitamina no organismo. Vale ressaltar que a queda de cabelo está muito mais relacionada a um problema de origem genética do que propriamente uma falta de vitamina no organismo.

De acordo com as pesquisas que foram realizadas o suplemento de Biotina  pode ser de grande utilidade para indivíduos portadores de diabetes pois  a biotina exerce o mecanismo e compensação das quebras das moléculas do hidrato de carbono e das gorduras. Existe uma hipótese levantada pelos cientistas de que a biotina quando ingerida pelas pessoas portadoras de  diabetes atuaria em conjunto com a insulina promovendo a redução dos altos nives de açúcar na corrente sanguínea dos indivíduos.

Outro benefício encontrada na ingestão da biotina é sua atuação no combate a neuropatia diabética periférica que é uma complicação que provoca dormência nos pés e nas mãos quando o sistema nervoso é afetado, reduzindo inclusive a sensibilidade do individuo portador dessa patologia Outra importante atuação da biotina é sua atuação na redução de peso corporal.

Os  pesquisadores descobriram que a biotina pode atuar como mediadora do hormônio insulina agindo diretamente no processo metabólico das gorduras auxiliando portando no mecanismo de emagrecimento nos indivíduos. Nos casos de dermatites ou eczemas eles podem ser minimizados com a ingestão de biotina. Nos pacientes com dificuldade em absorção pelo intestino a biotina também pode ser usada para minimizar esse problema.

Alimentos ricos em biotina

De acordo com profissionais da área de nutrição e nutrologia , a absorção da biotina ou vitamina H pelo organismo humano deve ser feita através da alimentação uma vez que o corpo não produz naturalmente essa vitamina. Por isso alguns alimentos que são fontes de biotina são: laranja, nozes oleaginosas, levedo, gérmen de trigo, iogurte, melão, alfafa, entre  outros. A recomendação de ingestão diária é em  média de 50 a500ug.

Além disso os profissionais recomendam sua combinação com as vitaminas do complexo B para potencializar os benefícios que a biotina  promove ao organismo. Além disso a sua utilização com o medicamento homeopático denominada Silícea auxilia na manutenção do tecido conjuntivo no corpo humano.

Considerações finais

A biotina ou vitamina H apesar de não ser produzida pelo organismo , traz vários benefícios ao corpo humano. Por isso que os alimentos ricos nessa vitamina ou os suplementos alimentares podem ser consumidos para auxiliar no combate a perda dos fios capilares, problemas no trato intestinal, dermatites, perda de peso e até no diabetes.

Além disso atua na síntese dos ácidos graxos que são de extrema importância para o tecido conjuntivo e sistema nervoso. Vale ressaltar que toda suplementação alimentar ou dieta a base de vitaminas para prevenir ou combater um ou outro problema no organismo do individuo deve ser sempre prescrita por um médico ou nutricionista.

Por Salete Dias