Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Benefícios da erva mate

As pessoas mais velhas geralmente são importantes adeptas do consumo de bebidas feitas com ervas pois acreditam que desde os primórdios da humanidade estas bebidas atuam como importantes substâncias na prevenção e tratamento de problemas de saúde. Apesar dessa crença não ser comprovada cientificamente, essa opinião não deve ser desconsiderada, pois algumas substâncias presentes em alguns chás já foram estudadas e diversos benefícios já foram constatados. Nesse artigo vamos procurar conhecer os benefícios da erva mate na saúde.

O chá mate é uma bebida consumida principalmente no sul do Brasil com a famosa bebida chimarrão. Entretanto, ela também é consumida em todo o país e o estudo a cerca de suas propriedades nutricionais vem a cada dia ganhando mais força.

Há algum tempo atrás as pessoas passaram a associar o consumo de chimarrão ao surgimento de câncer, no entanto não demorou muito para constatar-se que na verdade o aparecimento de câncer em pessoas que consomem o chimarrão não é decorrente da presença da erva mate na bebida, mas sim decorrente do consumo da bebida muito quente e associada muitas vezes a uma quantidade elevada de churrasco, ao cigarro e ao consumo de outras bebidas que contenham álcool.

Propriedades da erva mate

As substâncias encontradas na erva mate são os compostos fenólicos que correspondem aproximadamente 30 a 40% do peso da folha, os alcalóides como a cafeína em menor concentração que a do café e que serve como um estimulante, apresentam também flavonóides, saponinas, no entanto não apresenta catequina. Possui também sais minerais como cálcio, fósforo, ferro, manganês e potássio, além disso pode -se encontrar vitaminas C, D, B1 e B2.

Benefícios da erva mate

Inibe a formação de placas de gordura (aterosclerose) – Alguns pesquisadores constataram que o consumo de erva mate está associado com a proteção da oxidação do LDL promovida pelos radicais livres, essa oxidação é responsável pelo surgimento da aterosclerose, os compostos fenólicos que constituem a erva mate são responsáveis por essa proteção.

Reduz as taxas de colesterol – Um estudo realizado aqui no Brasil com indivíduos com taxas elevadas de colesterol no sangue, comprovou uma redução nessa taxa em 200 pessoas que utilizaram o chá de erva mate depois das principais refeições.

Reduz as concentrações de açúcar no sangue – O consumo do chá da erva mate é um bom aliado no tratamento e prevenção da diabetes, pois reduz as concentrações de açúcar no sangue.

Auxilia no emagrecimento – Talvez esse seja um dos motivos que faz com que o chá mate seja muito consumido, pois a cada dia mais as pessoas procuram alternativas para emagrecer. O chá mate, como vimos acima, reduz os níveis de gordura e açúcar da corrente sanguínea, pois dificultam a absorção desses compostos pelo organismo e dessa forma acaba por auxiliar no processo de emagrecimento.

Serve como estimulante – A cafeína encontrada na erva mate atua como um estimulante proporcionando maior disponibilidade para o indivíduo praticar atividades físicas pois elimina a fadiga. Além disso, o estímulo proporcionado pela cafeína do mate é mais prolongado que o proporcionado pela cafeína do café e não oferece efeitos colaterais.

Previne problemas cardíacos – O efeito cardioprotetor da erva mate pode ser constatado, pois essa erva melhora a circulação sanguínea, promove uma regulação nas funções do coração além de combater a aterosclerose.

Como preparar o chá da erva mate

A bebida utilizada para constatar essas propriedades foi feita com as folhas da erva mate tostadas e foi acrescentado água quente. Essa preparação ficou em infusão por alguns minutos e foi consumida depois das refeições principais. O sabor da bebida, segundo as pessoas que consumiram é amargo, mas foi relatado que aos poucos o indivíduo consegue se acostumar.

A bebida preparada com erva mate conhecida como chimarrão também contém essas propriedades que foram destacadas como os benefícios da erva mate, entretanto a pessoa deve estar atenta a temperatura da bebida que será consumida, pois em altas temperaturas essa bebida pode causar irritação nas mucosas oral e do esôfago.

Considerações finais

Como podemos observar são diversos os benefícios da erva mate, no entanto o indivíduo deve ficar atento a forma de preparação do chá, bem como a temperatura do consumo para que todos os benefícios possam ser obtidos de forma segura. O consumo do chá da erva mate deve ser associado a uma dieta saudável bem como a prática de atividades físicas para que os efeitos proporcionados pela erva possam ser potencializados.