Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Avaliação nutricional

A avaliação nutricional busca entender o estado nutricional de um indivíduo ou da população em que ele vive. E o estado nutricional pode ser entendido como o equilíbrio entre as necessidades energéticas e a ingestão de alimentos, o estado nutricional irá ainda indicar a qualidade de vida da população.

A avaliação nutricional, através de técnicas utilizadas por nutricionistas, avalia o estado de saúde da população avaliando os riscos de deficiências nutricionais, de desnutrição, analisa o crescimento e desenvolvimento dos indivíduos e através disso propõe a elaboração de políticas de saúde pública bem como elaboração dietas e orientação dos indivíduos nutricionalmente.

Os métodos utilizados na avaliação nutricional, são:

Dobras cutâneas – Utiliza-se o adipômetro, e é um método que pode ser utilizado associado ao IMC do paciente. É um método preciso e de baixo custo.

IMC – Índice de massa corporal é obtido a partir  do peso dividido pela altura ao quadrado, esse método possibilita saber se a pessoa encontra-se dentro peso indicado. Também permite avaliar se o indivíduo está obeso, porém o IMC não deve ser utilizado isoladamente para avaliação de atletas, pois pode-se confundir hipertrofia muscular com obesidade.

Circunferências – Método de avaliação utilizado para mensurar gordura corporal. Para avaliar o risco de doenças cardiovasculares pode-se analisar as circunferências da cintura e do quadril.

Avaliar o consumo alimentar também é importante na avaliação nutricional assim como exames laboratoriais que irão detectar o excesso ou ausência de nutrientes.

Clique aqui para calcular o seu IMC.