Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Atividade física na adolescência

Assim como a infância, a adolescência é um período da vida em que é preciso incentivar a prática de atividades físicas. Esse período envolve tanto mudanças físicas quanto psicológicas e deve ser acompanhado direto pelos pais. Na adolescência, o apetite da antiga criança tende a aumentar pois fisiologicamente é um período de maturação biológica e de crescimento. Sabe-se ainda que a adolescência é um campo vasto para o surgimento de diversos tipos de problemas psicológicos que atinge grande parte dos adolescentes que se julgam incompreendidos pelo mundo e muitas vezes solitários.

A atividade física na adolescência auxilia não só na manutenção de um corpo saudável, como também auxilia no desenvolvimento do ciclo de amizades, na identificação com algum tipo de esporte e no alívio do estresse. Muitos não entendem o porque dessa fase ser tão conturbada, no entanto todos os adultos já passaram por ela e sabem o quanto é difícil manter o equilíbrio psicológico durante a adolescência.

A alimentação saudável sem dúvida é uma boa aliada na prática esportiva, a adolescência é considerada de risco para desenvolver a obesidade por conta do aumento da fome sentido por alguns adolescentes, para isso realizar atividades físicas na adolescência é fundamental pois favorece o gasto calórico além de evitar a obesidade que gera uma série de distúrbios psicológicos no adolescente.

Atividade física na adolescência

A atividade escolhida para ser realizada deve ser da preferência do adolescente e não dos pais. Muitos pais gostam de estipular qual o tipo de atividade o filho deveria realizar, no entanto isso não é correto, pois pode fazer com que o adolescente realize a atividade por obrigação. Caso o filho não tenha nenhum preferência, um profissional de educação física poderá orientar quanto ao tipo de atividade mais recomendada para o adolescente.

Muitas vezes a prática de algum esporte na adolescência faz com que o adolescente deseja aquilo como profissão. Essa escolha deve ser apoiada por toda a família já que o adolescente irá precisar de muito suporte durante o período de treinamento para as competições. Pode ser que essa escolha seja um pouco precoce e mais à frente o adolescente perceba que não era isso que ele queria para o seu futuro. Por isso, é muito importante que o adolescente concilie o esporte com os estudos.

O acompanhamento nutricional é muito importante durante a prática dos esportes. Muitas pessoas que não são habilitadas para fornecer informações corretas sobre a alimentação e os suplementos (quando necessários), acabam por confundir e orientar inadequadamente os adolescentes que em alguns casos, fazem o uso de substâncias desnecessárias ou sem orientação médica ou nutricional. A alimentação ajuda o indivíduo a manter-se saudável e com um bom resultado nos exercícios.

Não só na adolescência mas durante toda a vida do indivíduo realizar atividades físicas é de extrema importância. A prova disso, é o papel fundamental como trabalho social das atividades físicas nas comunidades carentes, onde essas atividades auxiliam o jovem a manter-se longe das drogas, a ter disciplina, uma profissão além de manter o adolescente na escola.