Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Aterosclerose

A aterosclerose é uma doença crônica inflamatória que ocorre através da formação de placas de ateroma no interior dos vasos sanguíneos.  A formação deste processo se dá, entre outros motivos, pela alta ingestão de gordura saturada (LDL) durante longos períodos da vida do indivíduo, estas gorduras depositam-se nas paredes dos vasos sanguíneos, levando a redução do diâmetro do vaso e até mesmo a obstrução total do mesmo.

Sintomas da aterosclerose

Geralmente a aterosclerose não produz sintomas até que as artérias sejam obstruidas. Quando isso ocorre, o sintoma irá aparecer de acordo com o órgão afetado.  Com a obstrução das artérias do coração ocorrerá dores no peito (angina ou infarto), no cérebro irá acarretar um acidente vascular cerebral (derrame), já nos membros inferiores este evento irá provocar dores na perna (trombose) .

Além da alta ingestão de alimentos ricos em gordura saturada, pode-se destacar como causas desta doença crônica a obesidade e o sedentarismo que favorecem ao longo do tempo o surgimento da aterosclerose.

Como evitar a aterosclerose?

Por ser uma doença crônica a melhor forma de evitá-la é previnindo ao longo da vida esta doença. É importante sempre controlar os níveis de colesterol no sangue bem como a hipertensão arterial, além disso praticar atividades físicas e manter hábitos e alimentação saudáveis durante a vida.

Para os indivíduos que apresentam uma predisposição genética para doenças coronarianas os cuidados devem ser ainda maiores com a saúde, é importante destacar que o hábito de fumar auxilia na promoção da aterosclerose e de outras doenças. Portanto, como já foi destacado é essencial manter hábitos de vida saudáveis.