Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

As festas de fim de ano já se foram – você está pronto para perder peso?

Todo ano é a mesma coisa: Natal, Ano Novo, muita comida, bebida e comemorações a mil! Não importa quantos conselhos recebamos para tomar cuidado com os excessos (inclusive escrevemos o artigo Fim de ano, muitas festas e sem engordar… como? ), sempre acabamos exagerando e, durante o início do mês de janeiro, a balança não mente: as consequências foram desastrosas.
Bem, não se preocupe, você não precisa ficar com a consciência pesada: você é somente mais uma das inúmeras pessoas que “praticam” esse ritual de “engorda engorda nas festas” anualmente. Mas… é verão e em breve será Carnaval. Queremos curtir esse tempo e mostrar um corpo que esbanja não somente beleza mas também saúde… E agora, o que fazer?

A procura por dietas aumenta nesta época do ano, quando todos já curtiram as festas do final do ano passado e querem preparar-se para o Carnaval que chega, ou mesmo para curtir as praias e piscinas no verão sem sentir remorso na hora de usar seus trajes de banho, conforme aponta o Folha Online.

Se você precisa perder peso e não quer apelar para aquelas “dietas rápidas” que mais fazem mal do que bem ( leia nosso artigo Por que as dietas nunca dão certo? ), pode deixar que nós do “Nutrição em Foco” já planejamos um rápido roteiro sobre o que e como fazer para alcançar novamente sua boa forma de forma saudável, sem grandes sacrifícios para o seu corpo.

Comece evitando os alimentos altamente calóricos

Doces, frituras, fast foods, refrigerantes e tantos outros alimentos já conhecidos como prejudiciais para quem quer perder peso e manter a boa forma do seu sistema cardiovascular devem ser evitados.

Lembre-se que sua preocupação agora não é somente para perder peso, mas também a melhoria de sua saúde. Sendo assim, desintoxicar, isto é, livrar seu corpo de muitas substâncias não muito úteis mas que você ingeriu durante as festas, deve ser uma constante.

Substitua então os alimentos prejudiciais por alimentos bem mais saudáveis. Quer algumas sugestões?

Aumente a ingestão de frutas, legumes e verduras!

Como todos nós já sabemos, frutas, legumes e verduras são essenciais para o bom controle e saúde do nosso organismo, então nada mais justo que reforcemos sua ingestão.

Veja como é fácil:

  • Inclua frutas e suco de frutas em seu café da manhã e lanches;
  • Seja adepto da salada meia hora antes do prato principal do almoço (ajuda a reforçar a sensação de saciedade, o que o levará a comer menos);
  • À noite, se quiser comer algo antes de dormir, que tal alguma fruta ou leite? Algo bem leve, a fim de não lhe atrapalhar o sono (nem o regime alimentar!);
  • Lembre-se de que é melhor comer pouco em várias refeições do que muito em poucas;
  • Procure frutas e verduras ricas em fibras alimentares, pois ajudam a regular o funcionamento do intestino, o que ajudará em sua dieta.

Consuma água – fique atento para a sua hidratação

Lembre-se que estamos no verão, o período mais quente do ano! Qualquer descuido pode levá-lo a engrossar a fileira de pessoas que acabam indo parar em hospitais e postos de saúde com problemas de desidratação.

Uma pessoa bem hidratada tem até mesmo sua pele mais bonita, melhor. A água é o elemento mais abundante em nosso corpo, logo uma deficiência em sua concentração leva a grandes problemas.

Pratique atividades físicas (esportes)

Exercícios físicos irão ajudá-lo(a) e muito a melhorar seu visual e sua saúde.

Praticar um esporte ou algum tipo de exercício físico, aliado a uma boa alimentação, é a chave para a saúde e a boa forma.

Deixe-me apresentar aqui, mais uma vez, as vantagens de quem pratica esportes:

  • Melhora os sistemas nervoso, circulatório e respiratório, reduzindo assim o risco de contrair doenças relacionadas a eles;
  • Ajuda a manter o bom humor, bem como permite um melhor convívio social (quer melhor momento para conversar com outras pessoas do que numa partida de futebol ou vôlei?);
  • Permite que você curta desde já o seu verão, fazendo caminhadas na praia (atente-se ao horário de incidência maior dos raios solares), em um parque, etc.

E aqui vai uma dica: nada melhor que correr/caminhar na praia bem cedo (de 6:30 às 9:30 seria o ideal) e tomar uma água de côco para reidratar-se em excelente estilo antes de voltar para casa, não acha?

Então, se além de perder peso você quer delinear bem os músculos do seu corpo, você não pode esquecer de praticar exercícios físicos!

Siga a pirâmide alimentar

Aconselhamos também que você leia novamente nosso artigo sobre A pirâmide alimentar a fim de estar mais ciente sobre o que pode e o que não pode fazer parte de seu cardápio e em que proporções.

Isso é importante porque mesmo que você saiba O QUE deve comer, precisa saber O QUANTO deve comer, caso contrário, pode terminar por ingerir uma quantidade de calorias muito, ou mesmo criar alguma deficiência de algum nutriente.
Bem, estas são as dicas que nós do “Nutrição em Foco” queremos oferecer-lhes. E agora é com vocês: desejamos-lhes muita praia, caminhadas e boas risadas com seus amigos nesse verão!

Referências Bibliográficas Externas

NUTRIÇÃO VIRTUAL, Dicas para sua saúde no verão e festas de fim de ano

FOLHA ONLINE, Procura por dieta aumenta após as festas