Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Almoço saudável – sua importância

Importância de um almoço saudável

Será que sabemos o que realmente significa uma refeição saudável? Por exemplo, você, amigo leitor, teve hoje um almoço saudável? Você saberia descrever exatamente o que é um almoço saudável?

As refeições diárias

Uma alimentação saudável deve consistir de um conjunto de cinco a seis refeições diárias. Isso mesmo, cinco a seis refeições! Pode parecer muito a princípio, mas na verdade não é. Essas refeições são um café da manhã, um lanche, um almoço, um jantar e por fim um outro lanche, antes de ir dormir, podendo haver ou não um outro lanche entre o almoço e o jantar. Todas essas refeições são muito importantes, mas destacaremos aqui duas, o café da manhã e o almoço.

O café da manhã é a primeira refeição do dia, daí a sua tamanha importância. Uma forma interessante de desenvolver tal refeição é considerando-a como um pequeno almoço, fazendo-o, assim, tão rico quanto for possível. Afinal de contas, é a primeira do dia e deve recarregar as energias que foram gastas na noite anterior.

O almoço, segunda refeição em importância do dia, também deve ser muito bem cuidado e preparado. Uma dica é buscar elaborar um almoço que alcance uma grande variedade de alimentos, por exemplo, um almoço saudável e completo poderia conter alguma carne (preferivelmente grelhada), uma salada bastante variada, arroz, feijão, um suco e uma fruta como sobremesa. E, se assim desejar, aqui vai uma opção de cardápio para um almoço saudável.

Outra refeição que temos com grande importância é o jantar e, as três juntas, devem ser muito bem cuidadas. Uma boa ideia é procurar alimentos à base de produtos naturais para compor um cardápio – se você tiver um espaço em sua casa, pode até mesmo preparar uma pequena horta. Alimentos naturais cultivados sem agrotóxicos (os chamados alimentos orgânicos) quando bem escolhidos podem ajudar e muito na desintoxicação e reeducação alimentar de nosso corpo.

Alimentação e nosso estilo de vida

Infelizmente, apesar de sabermos muitas vezes como deveríamos nos alimentar, geralmente optamos por ter um estilo de vida com aspectos completamente negativos: ingerimos muitos hambúrgueres com batatas fritas e refrigerantes em vez de termos uma refeição saudável, abusamos do fumo e do álcool e temos uma vida sedentária, trocando a cadeira do escritório somente pela poltrona do automóvel ou da casa. Sem mudanças em tais hábitos, não adianta ter somente um almoço saudável, pois os bons efeitos serão suprimidos.

Em contrapartida, é fácil sabermos o que podemos fazer para aumentar os benefícios da introdução de refeições saudáveis: basta praticarmos atividades físicas saudáveis como caminhadas, corridas pelo parque, andar de bicicleta ou praticar algum esporte, seguir uma dieta alimentar variada e rica em alimentos de origem vegetal, fazer exames clínicos periodicamente a fim de diagnosticar como anda a sua saúde e, claro, ter o devido acompanhamento médico caso possua algum problema de saúde que assim o exija.

Aliando tudo isso a um almoço saudável (e um pequeno almoço também saudável no café da manhã!) sua vida mudará completamente. E para melhor!