Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentos que devem ser evitados em uma dieta sudável

Alimentar-se de forma saudável é sem dúvida um desafio atual, pois mediante a uma grande quantidade de alimentos e indústrias que promovem o consumo de produtos por meio do paladar sem se preocupar com a saúde, torna-se difícil realizar escolhas alimentares que sejam saudáveis. Selecionamos neste artigo, alguns alimentos que devem ser evitados em uma dieta saudável, alertando para os malefícios causados a saúde daqueles indivíduos que fazem o consumo dos mesmos, pois muitas vezes temos conhecimento dos alimentos que não são saudáveis, no entanto não conhecemos a gravidade dos males que eles podem provocar.

Uma dieta saudável é fundamental para evitar problemas como obesidade, colesterol alto, diabetes, doenças cardíacas, doenças inflamatórias, câncer, distúrbios metabólicos, hipertensão, entre outros problemas.

Alimentos que devem ser evitados em uma dieta saudável

Refrigerantes – Algumas mulheres evitam esse tipo de bebida com a justificativa de que ela causa celulites, porém o seu prejuízo a saúde vai muito além dos temidos buraquinhos provocados pelas celulites. O comércio de refrigerantes representa uma parcela expressiva no mercado de bebidas e por isso essas empresas não se preocupam em informar sobre os malefícios causados por essas bebidas. Claro que, quando ingeridas com moderação o seu impacto na saúde não é tão negativo quando comparado com a ingestão excessiva dessas bebidas. A quantidade de açúcar e sódio presente nos refrigerantes podem causar sérios problemas a saúde como obesidade, câncer e diabetes que podem estar associados a elevada quantidade de açúcar presente nessas bebidas, além do aumento dos triglicerídeos.

Biscoitos recheados e amanteigados de panificação – Esses biscoitos apresentam uma elevada quantidade de gordura saturada que causa diversos malefícios a saúde, como colesterol alto e a longo prazo aterosclerose. Além disso, indivíduos que consomem esses alimentos com frequência, apresentam grande probabilidade de ganho de peso.

Frituras – As frituras apresentam uma alta palatabilidade, ou seja, deixam em geral os alimentos muito saborosos e por esse motivo torna-se uma tentação na vida de muitas pessoas que tentam seguir uma alimentação saudável. Os alimentos que são preparados fritos em óleo ou outro tipo de gordura são potenciais promovedores do ganho de peso e da hipercolesterolemia. As gorduras são importantes em uma dieta, entretanto devemos obtê-las através das gorduras saudáveis que são encontradas no azeite de oliva, peixes como salmão, abacate e oleaginosas.

Molhos gordurosos – Devemos ficar atentos aos molhos disponíveis muitas vezes em restaurantes e redes de fast food, pois muitas vezes esses molhos são extremamente calóricos e gordurosos. Por exemplo, muitas vezes o indivíduo opta por consumir uma salada que é um parto mais saudável, no entanto acrescenta os molhos disponíveis para acompanhamento, tornando o prato extremamente gorduroso e prejudicial a saúde.

Embutidos – Alimentos como salsichas, mortadelas, calabresas, presuntos e bacons apresentam um elevado teor de gordura e sódio além de conservantes que são extremamente prejudiciais a saúde e que podem de forma crônica ocasionar câncer de intestino. A gordura e o sódio presentes nesses alimentos são maléficos ao organismo pois promovem obesidade, hipertensão arterial e o aumento do colesterol ruim.

Bebidas alcoólicas – O consumo de bebidas alcoólicas em excesso é infelizmente muito comum entre a população. Além dos problemas sociais causados pelo excesso de álcool, o organismo e principalmente o fígado é muito afetado pelo consumo excessivo dessas bebidas. O fígado é um órgão onde todos os alimentos passam, sendo então metabolizados ou seguindo para suas vias metabólicas, dessa forma todo o metabolismo do indivíduo pode ser comprometido, além disso é muito comum o desenvolvimento de resistência a insulina e aumento de triglicerídeos. Alguns estudos alertam para os potenciais efeitos benéficos promovidos pelo álcool, entretanto todos eles se referem ao consumo moderado do álcool e o seu consumo em excesso é sempre desencorajado.

Considerações finais

Um dos maiores desafios dos nutricionistas é fazer com que as pessoas evitem esses alimentos e bebidas, pois muitas pessoas tem conhecimento que esses alimentos não promovem a saúde, entretanto apresentam grande dificuldade em deixar de consumi-los. Consumir alimentos saudáveis deve se tornar um hábito comum na vida do indivíduo que deseja uma boa qualidade de vida.

O que podemos observar é que muitos alimentos presentes nessa lista de alimentos que devem ser evitados, fazem parte da dieta habitual de muitas crianças que infelizmente crescem com o hábito de consumir muitas vezes até diariamente esses alimentos. Quando despertamos bons hábitos alimentares na infância, torna-se mais fácil formar cidadãos do amanhã com escolhas alimentares saudáveis.