Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentos light

São alimentos que apresentam em sua composição uma redução de 25% de qualquer um dos seus nutrientes, como gordura, proteína ou carboidratos. A redução de nutrientes e de valor energético, irá diferenciar o produto light do convencional.

É importante lembrar que os alimentos light não são obrigatoriamente recomendados para indivíduos portadores de alguma doença, o ingrediente que foi reduzido é o que irá indicar se o produto pode ser destinado a determinada patologia. Por exemplo, se há uma redução no açúcar o alimento poderá ser indicado a um diabético.

Os produtos light geralmente apresentam custo elevado quando comparados ao convencional. Sendo assim, algumas pessoas não conseguem mantê-los em seu cardápio. A maioria dos consumidores desses produtos são indivíduos que se preocupam com a saúde e principalmente com a estética.

Para quem deseja emagrecer nem sempre os produtos light são recomendados. O que se deve obsevar é o ingrediente que foi reduzido, caso tenha ocorrido uma redução de calorias o alimento torna-se-á mais leve do ponto de vista calórico e indicado para quem deseja perder peso. Sendo assim, eles podem ser um aliado na perda de peso desde que não sejam consumidos em excesso. Não é recomendado exagerar no consumo destes alimentos com o objetivo de emagrecer, pois eles apresentam apenas uma redução do ingrediente e não a ausência dele.

Além disso, uma alimentação balanceada e a prática de atividade física são elementos essenciais para quem deseja emagrecer com saúde.