Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentos funcionais e estética

Os alimentos funcionais são aqueles que fornecem algum benefício a saúde além dos nutrientes presentes neles. A relação entre os alimentos funcionais e estética ocorre quando estes alimentos reduz a incidência ou auxilia no tratamento de alterações estéticas como acne, celulite, flacidez, envelhecimento cutâneo, queda de cabelo, sobrepeso, entre outros.

Muitos desses problemas citados acima são resolvidos com o auxílio de medicamentos que muitas vezes podem causar algum efeito colateral na saúde do indivíduo, por isso é tão importante que os alimentos possam ser usados como forma de obtermos saúde sem causar prejuízos ao organismo.

Alimentos funcionais e estética

A acne é um problema que atinge geralmente os adolescentes, no entanto pode ocorrer em qualquer fase da vida do indivíduo. Ela trata-se de lesões que surgem na pele, principalmente do rosto, mas também podem surgir na região do pescoço. A acne ocorre mediante o aumento da produção de secreções pelas glândulas sebáceas. Esse problema estético causa muito constrangimento e reduz a auto estima do indivíduo, por isso o tratamento para a acne é muito procurado nos consultórios dermatológicos.

O que muita gente não sabe é que a saúde da pele e até mesmo a presença de acnes pode ser controlada através da alimentação. Alimentos como mamão, cenoura, gérmen de trigo, peixes, aves, castanha do pará, gema de ovo, manga e abóbora são alimentos que reduzem a produção de sebo e controlam a oleosidade da pele, enquanto que alimentos como as folhas verde-escuras, abacaxi e chá verde auxiliam na desintoxicação da pele.

As celulites são alterações que apesar de estarem presentes em alguns homens, são mais comuns e incomodam mais as mulheres. Elas podem ser decorrentes de problemas: circulatórios, nutricionais e hormonais; a hidratação inadequada também pode promover o aparecimento de celulites.

Uma dieta rica em alimentos que são antiinflamatórios, melhoram a circulação sanguínea, reduzem o sal, desintoxicam o organismo e produzem colágeno é essencial para que o indivíduo livre-se das celulites por meio de uma alimentação saudável. Portanto alimentos como azeite de oliva, tomate, cenoura, folhas verde-escuras, frutas vermelhas, aveia, soja e castanha do pará são importantes para quem deseja prevenir ou reduzir as celulites.

A queda de cabelo é um problema que também pode ser amenizado através da alimentação, a queda pode ocorrer devido a deficiência de nutrientes importantes, predisposição genética ou alguma patologia associada como a síndrome dos ovários policísticos. Alimentos como gema de ovo, carnes vermelhas e peixes, leguminosas, aveia e soja são bons aliados no controle da queda de cabelos.

O envelhecimento da pele pode ser reduzido através de alimentos que reduzem as substâncias responsáveis por esse processo. Os alimentos antioxidantes são fundamentais para reduzir o envelhecimento, pois combatem os radicais livres. Portanto, alimentos como  tomate, castanha do pará, linhaça, chá verde, uva e alimentos ricos em vitamina C, previnem o envelhecimento. Os alimentos antioxidantes vão reduzir a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo as inflamações e o aparecimento de rugas.

A flacidez também é algo que pode ser reduzido por meio da alimentação. A ausência de exercícios físicos, o consumo em excesso de carboidratos e deficiências nutricionais são algumas possíveis causas da flacidez. Alimentos como arroz, pães e massas nas suas versões integrais, oleaginosas, gelatinas, carnes magras e frutas vermelhas auxiliam na manutenção de uma pele mais firme.

Considerações finais

O que se pode concluir a cerca de alimentos funcionais e estética é que a dieta é fundamental para evitar diversos tipos de problemas que muitas vezes são tratados somente com medicamentos, além disso quando o indivíduo mantém uma alimentação saudável, ele dificilmente terá algum desses problemas citados acima provenientes de deficiências nutricionais, porém ele poderá vir a tê-los mediante outras causas que não sejam nutricionais.

A alimentação deve servir em alguns casos somente como um complemento do tratamento proposto pelo médico, nem sempre os problemas de saúde conseguem ser revertidos somente com a alimentação, no entanto quando se trata de evitá-los os alimentos são estratégias mais seguras.

Hoje em dia muitos profissionais de nutrição são especializados em nutrição funcional e estão preparados para auxiliar os indivíduos quanto aos alimentos mais seguros e necessários para cada tipo de organismo, pois avaliam o ser humano como algo único e que portanto a qualidade da sua alimentação não pode ser tratada de forma idêntica a de outros indivíduos. Dessa forma, para obter informações mais precisas sobre a qualidade da sua alimentação, consulte um profissional de nutrição.