Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentação saudável para os bebês

A chegada do bebê é sem dúvida um momento muito especial na vida da mulher, no entanto é necessário alguns cuidados para que o bebê apresente uma saúde satisfatória. O cuidado com a alimentação é uma medida que muitos pais devem ficar atentos, pois a alimentação do bebê é essencial para garantir ao mesmo um crescimento e desenvolvimento adequado. A fome que os bebês sentem é variável de acordo com a idade que possuem bem como o estado de saúde, em geral os bebês apresentam muita fome.

Amamentação

Até os seis meses completos de vida, o leite materno é suficiente para as necessidades nutricionais da criança. Para aquelas mães que não podem amamentar o seu filho por algum caso especial como as portadoras do vírus HIV ou ainda aquelas que já realizaram cirurgias nos seios ou qualquer outro problema que impossibilite a amamentação; existem as fórmulas especiais de leite fortificado em ferro que são elaboradas para as crianças que não são amamentadas ao seio. No entanto, vale ressaltar que o leite materno é o alimento mais saudável para os bebês até seis meses de vida e as fórmulas devem ser indicadas por médico ou nutricionista.

Durante o período da amamentação, o médico pode prescrever suplemento de ferro e vitamina D.

A partir dos seis meses

É importante que o bebê seja acompanhado por um nutricionista ou pediatra, pois é ele quem irá orientar a idade correta para introduzir os alimentos sólidos na dieta do bebê. Após os seis meses, o leite materno deve ser intercalado com os sucos naturais principalmente aqueles que são fontes de vitamina C como laranja lima, acerola e goiaba. Alguns dias após a ingestão dos sucos, poderá ocorrer a introdução das frutas em papas no cardápio das crianças, a partir de então o próprio bebê irá desenvolver o seu paladar de acordo com suas preferências.

Cerca de um mês após a introdução das frutas, já pode ser oferecido o almoço de sabor salgado aos bebês. Nessa fase é muito importante introduzir nutrientes novos na alimentação do bebê, como diferentes tipos de vegetais e carnes. As carnes são importantes porque nessa fase da vida, as crianças necessitam de uma grande oferta de ferro, que na maioria das vezes é suprida através da suplementação que pode ser feita até mesmo durante a amamentação.

Mesmo que a criança não coma muito durante o almoço que foi preparado, é importante que o responsável por ela não complemente sua alimentação com leite, pois esse alimento que é tão consumido pelas crianças prejudica a absorção do ferro, logo ele deve ser ingerido na hora correta.

Alimentação saudável para os bebês

A alimentação saudável deve ter início durante a infância, nesse período é importante que os pais incentivem bons hábitos alimentares pois os filhos costumam copiar os hábitos que presenciam em casa. Dessa forma, incentivar o consumo de frutas, verduras, vegetais e evitar refrigerantes, comidas calóricas entre outros alimentos que não são saudáveis, auxiliam a criança a manter bons hábitos alimentares além de manter-se longe da obesidade.