Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentação que fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico constitui o mecanismo de defesa do organismo. É ele quem irá combater os microorganismos invasores; sejam bactérias, fungos, vírus ou qualquer outra substância estranha ao organismo; as células do sistema imune é quem irá defender o seu corpo destes agentes desconhecidos.

Contudo, uma alimentação saudável é essencial para manter este sistema bem eficiente. Pois a exposição diária à microorganismos bem como a correria do mundo atual, faz com que muitas vezes o indivíduo pouco se preocupe com a saúde tornando o sistema imunológico fraco e debilitado.

Alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Uma alimentação variada que contenham frutas, verduras, legumes, peixes, cereais integrais entre outros mantém a eficácia do sistema imunológico. As vitaminas, principalmente A, C e E, e os minerais são essencias no fortalecimento do sistema imune.

Alimentos que contém:

Vitamina A – fígado, abóbora, cenoura, espinafre, melão, mamão

Vitamina C – goiaba, laranja, limão, kiwi, acerola, pimentão verde, caju

Vitamina E – nozes, amêndoas, castanha do pará, amendoim, avelãs, abacate

Alimentos que contenham minerais como zinco e cobre também são importantes no fortalecimento do sistema imune. O zinco pode ser encontrado em alimentos como carnes, frutos do mar, cereais integrais já o cobre encontra-se nos grãos integrais e legumes.

Os alimentos que contém licopeno (tomate, goiaba, melancia) e as frutas que contém antocianidas também são importantes na manutenção de um sistema imunológico saudável.