Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentação no combate a gripes e resfriados

A gripe é uma doença causada por um vírus e que acomete indivíduos de todas as idades. O indivíduo sente-se bem de saúde e de repente começa a sentir o corpo mole, um pouco febril e logo percebe que a gripe está por vir. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que a gripe pode ser evitada através da alimentação. Nesse artigo traremos dicas sobre a alimentação no combate a gripes e resfriados, essa doença sem dúvida atinge mais idosos e crianças, no entanto é bom todas as pessoas manter-se prevenidos contra a gripe.

Os sintomas mais frequentes da gripe são febre, coriza, dor de cabeça, mal estar entre outros. Para prevenir gripes e resfriados é importante que o sistema imunológico do indivíduo esteja fortalecido. Para isso a alimentação é fundamental, existem alimentos que são responsáveis por manter o sistema imunológico ativo e preparado para combater diversos tipos de infecções. Além disso, existem alimentos que possuem propriedades de combater vírus e até de proporcionar uma cura mais rápida para o indivíduo.

Alimentação no combate a gripes e resfriados

Frutas fontes de vitamina C – As frutas que são fontes de vitamina C são essenciais para fortalecer o sistema imunológico, não é de hoje que se conhece o poder das frutas ricas em vitamina C no combate a gripes e resfriados, isso porque além delas fortaleceram as defesas do organismo, elas também são consideradas antioxidantes que combatem os radicais livres que são causadores de doenças e envelhecimento precoce.

Zinco – O zinco é um mineral essencial para manter o organismo protegido, podemos obtê-lo na alimentação através de frutos do mar como camarão, ostras, caranguejo, além disso podemos obter esse mineral em carnes, fígado e soja.

Selênio – O selênio presente na castanha do pará também está no time dos alimentos protetores do sistema imunológico.

Cebola e alho – Apesar de algumas pessoas não gostarem desses alimentos, eles estão incluídos no grupo de alimentos considerados antivirais. Por isso é que os chás que contém alho e cebola são tão eficazes no tratamento de gripes e resfriados, é importante evitar consumir o alho com o estômago vazio.

Abacaxi – Muitos não sabem mais o abacaxi é considerado um excelente expectorante, isso ocorre porque o abacaxi possui uma enzima chamada bromelina que ajuda na eliminação de secreções presentes no sistema respiratório.

É importante consumir alimentos que forneçam as vitaminas e minerais necessários para a manutenção da saúde. Quando o indivíduo apresenta uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, ele dificilmente irá contrair alguma doença. Muitas vezes a correria do dia a dia acaba por fazer com que as pessoas não se alimentem corretamente, por isso existe uma grande facilidade em ficar doente por uma grande parte da população. Crianças e idosos que são mais susceptíveis a contrair uma gripe devem ficar ainda mais atentos com a alimentação.

Além da alimentação no combate a gripes e resfriados é importante que o indivíduo faça repouso, para que o organismo possa se recuperar mais rapidamente. Vale lembrar que é sempre bom consultar um médico em qualquer tipo de doença.