Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentação e uma vida ativa

Quando se é um atleta ou simplesmente vive-se uma vida muito ativa, certamente as necessidades nutricionais são diferentes daquelas pessoas que não são muito ativas. Manter uma vida ativa requer alguns cuidados quanto a alimentação e o estilo de vida, dessa forma é interessante que o indivíduo saiba quais os alimentos se deve comer.

Alimentação e uma vida ativa

A partir de seu nível de atividade, é importante determinar uma dieta equilibrada de frutas e legumes. Elas são essenciais para o bom funcionamento corporal e mental. Se você for muito ativo fisicamente é ainda mais importante. Se você não obtiver nutrientes suficientes em sua dieta, seu corpo vai ser forçado a absorvê-lo de outras partes do organismo. O processo de buscar uma alimentação melhor deveria ser contínuo em nossas vidas, buscando-se assim, sempre ter uma vida mais saudável, mas infelizmente, nem todas as pessoas agem dessa forma.

Para garantir que a pessoa tenha uma melhor alimentação, deve-se pensar cuidadosamente em sua dieta. Ao comer alimentos mais saudáveis, como frutas, verduras e peixes, o indivíduo vai garantir nutrientes essenciais em sua dieta. A dieta adequada não está fora do alcance das pessoas, basta querer e focar o pensamento em uma alimentação saudável.

Os vegetais crus são alguns dos melhores alimentos para incluir em um plano de alimentação saudável. Não é suficiente comer legumes, sob qualquer forma, algumas precauções devem ser tomadas. Pois ao cozinhar os legumes, alguns nutrientes e vitaminas são perdidos por lixiviação. Muitas receitas para legumes sugerem a adição de intensificadores de sabor como os cubinhos de tempero, no entanto é muito melhor, desenvolver um gosto por legumes em sua forma natural, inalterada.

Se você acha que sementes de gergelim são boas apenas para enfeitar pães de hambúrguer, você está enganado. Sementes de gergelim são cheias de nutrientes essenciais como o cálcio, ferro, vitaminas E e B1. Elas também contêm antioxidantes. Hummus (pasta síria) é uma deliciosa maneira de consumir gergelim, além de obter proteína do grão de bico presente também nesta pasta. Espalhe o humus em um pão árabe e desfrute de um lanche saboroso e saudável.

Tente evitar o uso de opções de alto teor calórico. Se você é ativo pode comer uma grande quantidade de alimentos ricos em gordura sem ganhar qualquer aumento de peso em seu corpo, mas há outros aspectos negativos em comer dessa maneira. Alimentos ricos em gordura não contêm nutrientes suficientes em comparação à quantidade de gordura que possuem, assim você não vai receber realmente aquilo que precisa.

Alimentos ricos em gordura geralmente contêm gordura saturada e colesterol, que podem se acumular nas veias e artérias, mesmo se você tiver uma vida ativa. Pode parecer difícil comer alimentos saudáveis em quantidade suficiente para atender suas necessidades calóricas no início, mas quando isso se tornar um hábito com certeza isso irá repercutir positivamente em sua saúde.

No dia a dia não se esqueça de beber muita água (o que ajuda a reduzir as chances de desidratação ). Recomenda-se que cada pessoa beba pelo menos oito copos de água por dia. Se você tem uma vida muito ativa, no entanto, as suas necessidades diárias são susceptíveis a serem muito maiores, talvez até o dobro, dependendo do quão ativo você é. Se você não beber água suficiente todo dia, sua memória pode ser afetada, além de causar dores de cabeça e redução na execução de atividades. A melhor maneira de garantir que você está bebendo água suficiente é comprar uma garrafa de água que possa ser sempre levada com você, não importando aonde você vai.

O café da manhã é a refeição mais importante do dia, e ele é realmente indispensável para as pessoas muito ativas. Comer um café da manhã reforçado vai fornecer a seu corpo combustível suficiente para garantir a energia que ele precisa. Se você não comer bem no café da manhã seu corpo vai utilizar fontes alternativas como combustível, sendo que esse processo é prejudicial a saúde.

Considerações finais

É importante que todas as pessoas consumam a quantidade adequada de cada nutriente que o corpo necessita para executar as tarefas diárias. Comer alimentos saudáveis é importante, mas ter certeza de que você está ingerindo vitaminas, minerais, carboidratos, entre outros nutrientes, nas quantidades corretas é vital para manter uma boa saúde. Também é importante certificar-se de que você não está consumindo determinado nutriente em excesso.

Você deve procurar maneiras de tornar mais saudável a sua comida. Se você gosta de preparar comidas fritas em óleos e gorduras constantemente, você pode cozinhar de forma muito mais saudável. Experimente cozinhar, assar e grelhar. Isso também irá ajudar a evitar o excesso de óleo em sua alimentação.

Estas são somente algumas recomendações sobre como melhorar sua alimentação e ter uma vida mais ativa. Caso deseje outras, basta acompanhar nosso blog ou ler os artigos que já publicamos, assim poderá aprender muito mais!