Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

A Tabela de Composição dos Alimentos

Olá! Você conhece aquilo que você come? Eu quero dizer: você sabe realmente o que há em cada alimento que você ingere? Qual o percentual de gordura, quantas calorias, quais as vitaminas e sais presentes? Não é fácil lembrar tanta coisa e é justamente por isso que a Tabela de Composição de Alimentos é tão importante!

A Tabela de Composição de Alimentos (TACO, como os nutricionistas geralmente chamam) trata-se de um grande “manual” contendo informações sobre cada alimento e qual a concentração de nutrientes e calorias presentes em cada um deles, além de explicações sobre quais os métodos científicos foram utilizados para determinar cada valor.

Já comentamos várias vezes aqui sobre a importância da reeducação alimentar, isto é, conhecer aquilo que ingerimos e, assim, saber se pode nos prejudicar ou não, e está bastante claro que conhecer a composição de um dado alimento é uma excelente forma para saber se aquele alimento é apropriado ou não para a sua dieta.

Como tentar memorizar as centenas de alimentos existentes seria uma loucura, nada melhor que termos um guia pronto para ser utilizado quando necessário, não?

Pode parecer um pouco exagerado verificar cada alimento que você ingere em um guia como este, mas se você fizer criar este hábito, rapidamente você vai memorizar para os alimentos que mais consome e, então, esta tarefa tornar-se-á bastante fácil e até prazerosa, por saber exatamente como você está alimentando o seu organismo.

Cada país desenvolve sua própria tabela de composição, segundo os hábitos alimentares e composição dos alimentos comercializados. No Brasil, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da UNICAMP, com o apoio do Ministério da Saúde, desenvolveu a Tabela de Composição de Alimentos, mais conhecida como TACO, e que se encontra em sua segunda versão.

Para baixar essa tabela, clique no link abaixo:

Tabela de Composição de Alimentos (TACO) – segunda versão

Pronto! Agora você tem mais uma “arma” no combate às doenças e problemas relacionados à alimentação! 😉