Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

A qualidade dos alimentos

A qualidade dos alimentos pode ser observada de diferentes ângulos; do aspecto nutritivo, visual, digestivo e do modo de preparo relacionado com a higiene. A influência da alimentação na saúde é enorme, é preciso atender as necessidades nutricionais do nosso organismo de forma saudável. Um alimento de qualidade deve apresentar propriedades úteis para manter as funções biológicas das pessoas, porém não pode ser agressivo à saúde humana.

A grande parte das doenças que assolam o mundo é por conta de hábitos alimentares que desprezam a qualidade nutricional dos alimentos. A maioria das pessoas dão preferência ao paladar do alimento, ao prazer que determinado alimento proporciona sem observar o risco que eles podem representar a saúde.

Outro aspecto importante na qualidade dos alimentos é a existência ou não da transgenia, com toda a polêmica em torno dos alimentos transgênicos ainda não se sabe os reais impactos que esses produtos causam a saúde, dessa forma alguns países preferem não aprovar o consumo dos alimentos transgênicos.

Influência da qualidade dos alimentos

Os alimentos que consumimos tem um efeito negativo ou positivo sobre a saúde. É importante preservar a qualidade da dieta para a manutenção de uma boa saúde, devemos observar também os sintomas relacionados ao consumo de certos tipos de alimentos, desde as sensações gástricas provocadas após o consumo como também possíveis reações alérgicas.

Garantir a segurança alimentar é essencial. O crescimento microbiano no alimento, o uso incorreto de aditivos, o estado de saúde dos manipuladores são fatores que podem tornar o alimento um risco a saúde. A contaminação dos alimentos é um dos problemas mais frequentes em todo mundo, essa contaminação pode ocorrer tanto no preparo como também no armazenamento incorreto. Um alimento seguro é aquele que os agentes contaminantes que causam perigo a saúde estão ausentes ou abaixo do limite considerado de risco.

A maior parte dos alimentos com baixo valor nutricional e considerados de risco a saúde do consumidor são comprados prontos na rua, o preparo e o armazenamento são decisivos para que a contaminação ocorra. Devemos ficar atentos aos riscos de consumirmos esses tipos de alimentos.