Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

A importância da nutrição no idoso

A população idosa representa uma grande parcela dos atendimentos nos serviços de saúde, as mudanças fisiológicas que ocorrem na vida do idoso são inúmeras elas afetam o paladar, o sistema digestivo, a dentição, a absorção dos nutrientes entre outras. A importância da nutrição no idoso consiste em aumentar a vitalidade do mesmo bem como garantir a sua longevidade.

Muitas pessoas não pensam no processo de envelhecimento ou o tratam com certa indiferença, no entanto envelhecer é uma ação contínua que tem início no ato da concepção e só termina com a morte. As alterações proporcionadas durante toda a vida do indivíduo estão expostas as influências do ambiente em que se vive, durante a velhice observa-se a soma do conjunto destas alterações associadas ao envelhecimento fisiológico.

O avanço da nutrição e da medicina proporciona ao idoso uma melhora na qualidade de vida. A importância da nutrição no idoso é cada dia mais comprovada através dos impactos que ela representa na saúde. O tipo de dieta interfere no surgimento de doenças cardiovasculares, diabetes, cáries, problemas intestinais, ósseos e nas articulações além de diversos tipos de cânceres.

A prescrição de dieta para idosos requer uma análise bem detalhada de diversos aspectos da vida e da saúde do mesmo, além disso a dieta deve ser individualizada buscando atender as necessidades nutricionais do idoso em questão. Apesar de diversas deficiências alimentares serem comuns na maioria dos idosos como deficiência de cálcio e ferro não se pode jamais utilizar uma mesma dieta para vários idosos, portanto muito cuidado com as dietas prontas.

Praticar atividades físicas é essencial, no entanto essa prática requer o acompanhamento de um profissional da área de educação física. É importante que o idoso procure um nutricionista para ser orientado sobre sua alimentação, caso ele não tenha acesso a um nutricionista o idoso deve buscar informações em repartições da área de saúde sobre a importância da nutrição no idoso.