Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

A expectativa de vida e o consumo de fibras alimentares

Atualmente, existe uma preocupação com as doenças crônicas e degenerativas, como o diabetes, hipertensão e o câncer. Todas elas são males da vida moderna e muitas se originam da má alimentação e do sedentarismo.  As frutas, verduras e legumes foram substituídos pelo refrigerante, hambúrguer e frituras. Esse tipo de alimentação não traz bons nutrientes e muitas vezes agregam açúcares e calorias vazias para o indivíduo. Esses alimentos são muitas vezes os refrigerantes, biscoitos, embutidos e os amados salgadinhos.

Como as fibras influenciam a expectativa de vida das pessoas? As fibras são muito importantes para as pessoas, pois dão muita qualidade de vida a quem as consomem. As melhores fontes de fibras são as frutas, legumes, verduras e cereais integrais. Certas doenças podem ser evitadas com o consumo de fibras, como por exemplo:

Além disso, elas ajudam no funcionamento intestinal. Elas regulam o intestino e evitam a prisão de ventre. A indicação dos médicos é que as pessoas se alimentem de forma saudável, para diminuir a ocorrência dos episódios de doenças crônicas. Com esse tipo de alimentação, o consumo de gorduras fica menor e a pessoa acaba consumindo mais proteínas e vitaminas essenciais.

Mas os bons alimentos geralmente são esquecidos graças aos industrializados e fast-foods que se espalham cada dia mais pelo mundo e investem pesado em propaganda para atrair ainda mais pessoas. Muitas vezes, apesar de conhecer os efeitos de uma dieta rica em fast-food, muitas pessoas ainda o consomem.

A principal justificativa para esse tipo de comportamento que as pessoas dão é a falta de tempo.  Mas, para quem quer viver bem, sem ter as doenças da vida moderna, deve começar a se preocupar em ter uma boa alimentação. Isso vai aumentar a sua qualidade e expectativa de vida.

Cereais integrais – uma boa fonte de fibras

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), pesquisas revelaram que o consumo regular de cereais integrais contribui para a redução dos níveis de colesterol e do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Infelizmente, pão, arroz e tantos outros cereais integrais ou alimentos derivados dos mesmos não são amplamente consumidos na maior parte dos países ocidentais.

Eles são ricos em carboidratos complexos, responsáveis pela manutenção das taxas de glicemia em um nível estável, o que não somente colabora com a manutenção do sistema digestivo, mas também aumenta a sensação de saciedade, o que é bastante interessante para quem pretende perder peso. E por falar em perder peso, as fibras dos carboidratos complexos não são digeridas por nosso organismo, ou seja, além de aumentarem a sensação de saciedade, ajudam a reduzir a quantidade de calorias consumidas. É por isso que aveia e granola são tão consumidos e recomendados para pessoas que estão obesas ou mesmo para aquelas que só querem perder um pouco de peso.

O consumo de cereais integrais é muito mais saudável que o consumo de cereais refinados, isso porque, por não terem sofrido nenhum processo de refinamento, os cereais ditos integrais apresentam uma maior concentração de diversos nutrientes, que podem ser perdidos nesse processo. No caso de um cereal refinado, por exemplo, o mesmo é separado da casca e então moído, logo os nutrientes presentes na casca já são desperdiçados. Sendo assim, o consumo de alimentos do tipo integral deve ser maior em nosso dia-a-dia do que daqueles considerados refinados, ajudando-nos de forma simples a controlar os níveis de glicose e insulina em nosso sangue.

Entretanto, apesar de todos os benefícios gerados por seu consumo, o mesmo não pode ser feito de forma excessiva, em detrimento dos demais grupos alimentares, pois isso pode causar a não absorção em níveis adequados de certos nutrientes, o que poderá exigir mais tarde, por exemplo, a suplementação adicional de minerais.

Sendo assim, deve-se atentar ao fato de que não é somente o consumo de fibras o único responsável por trazer-lhe uma vida mais saudável: é necessária a ingestão de todos os grupos alimentares, nas medidas recomendadas pela pirâmide alimentar, só assim você terá todos os benefícios proporcionados por uma nutrição mais adequada.