Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Vitiligo e cuidados com a alimentação

A boa alimentação é um fator de extrema importância na manutenção de um organismo humano saudável. Esse fato resulta na prevenção de várias enfermidades quando as pessoas adotam uma dieta alimentar equilibrada. A relação da alimentação com diversas patologias já vem sendo estudada há muito tempo por pesquisadores que descobriram que alguns tipos de alimentos devem ser evitados para que o indivíduo tenha uma melhor qualidade de vida.

Um exemplo é o vitiligo que é uma doença na epiderme decorrente da perda do número ou da função dos melanócitos (células responsáveis pela produção de melanina nos seres humanos) onde ocorre uma perda  da pigmentação da pele causando manchas brancas de tamanhos variados nas várias regiões do corpo do portador.

Conhecendo melhor o vitiligo

A causa do vitiligo até o presente momento ainda é desconhecida apesar dos cientistas revelarem que talvez haja uma possível relação com o fator autoimune no organismo humano. Os melanócitos, que são celulas dendríticas responsáveis pela produção do pigmento que dá cor à pele chamado melanina, quando tem seu numero reduzido ou perdem sua função fazem com que haja uma perda de pigmentação da pele da pessoa, que se caracteriza por grandes manchas brancas espalhadas em partes do corpo da pessoa em especial rosto, mãos e braços.

Segundo especialistas as pessoas portadoras de vitiligo parecem ter seu estado de saúde agravado quando estão ansiosas ou sob forte estresse emocional. Apesar de não ser uma enfermidade contagiosa costuma trazer muitos problemas de origem emocional nos indivíduos em virtude da aparência que essas manchas provocam neles, apesar de atualmente já haver medicações bem eficientes para tratamento do vitiligo.

Relação entre alimentação e vitiligo

Os profissionais da área de nutrição e nutrologia informam que as pessoas portadoras de vitiligo devem adotar uma alimentação especial. Por exemplo quem tem a doença deve evitar se alimentar com gorduras (lipídeos), frituras ou produtos defumados. Ao invés disso os especialistas orientam aos indivíduos que possuem vitiligo que comam grandes quantidades de alimentos que sejam ricos em ômega 3, como peixes, por exemplo, além de consumir vegetais.

Porém o mais importante na alimentação de pessoas com vitiligo é adotar uma alimentação baseada em comidas que contenham um aminoácido que é precursor da melanina chamado de fenilamina, que pode ser encontrada em alimentos ricos em proteínas como a carne bovina, ovos, frutos do mar, feijão leite desnatado,gergelim, abóbora e nozes, entre outros.

Outro cuidado que os portadores de vitiligo deve ter com a alimentação é consumir alimentos que sejam ricos em Vitamina A, pois essa vitamina é  rica em betacaroteno responsável pela manutenção saudável e pela pigmentação da camada mais externa do epitélio no corpo humano. Por isso, a ingestão de  vegetais verdes, óleo de figado de peixe, ovos, iogurtes, queijos, cenouras entre outros, são benéficos ao portador de vitiligo.

Tratamento do vitiligo

O tratamento do vitiligo pode ser dividido em três passos importantes: Alimentação adequada com alimentos que estimulem a  produção de pigmento cutâneo, uso de medicações adequadas para combater ou minimizar o problema e apoio psicológico.

Infelizmente por absoluta falta de conhecimento e devido ao aspecto que as manchas provocam principalmente no rosto da pessoa, alguns indivíduos menos desavisados ainda acreditam que a doença possa ser transmitida e outros com preconceitos acabam contribuindo para segregar os portadores que encontram dificuldades em ingressar no mercado profissional e em alguns casos em participar de maneira ativa de uma vida em sociedade.

Considerações finais

O vitiligo é uma doença não-transmissível que se caracteriza pela perda de pigmentação na pele do indivíduo,ocasionando manchas brancas em várias partes do corpo. A alimentação é de fundamental importância pois através de determinados alimentos os portadores podem conseguir uma melhor qualidade de vida controlando a doença. Alimentos que contenham fenilalanina devem ser consumidos em grande quantidade pois essa substância é  um aminoácido  que é precursor da melanina,  pigmento responsável por dar coloração à epiderme.

Outra fonte de alimentos importantes para quem tem vitiligo são os ricos em vitamina A que são precursores de betacaroteno que é uma substância também responsável por pigmentar a epiderme nos seres humanos. Outros alimentos recomendados são os ricos em ômega 3 e o consumo de vegetais verdes. É sempre importante lembrar que o individuo portador de vitiligo deve ter um acompanhamento de um profissional da área de nutrição para prescrever a dieta adequada ao seu problema.

Por Salete Dias

If you liked that, check these...

A Dislipidemia

Azia

O que é obesidade mórbida?