Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Por que as doenças vasculares aumentam no inverno

É muito comum as pessoas se queixarem de várias enfermidades quando chega a estação mais fria do ano: o inverno. Normalmente, a grande maioria costuma dizer que está sofrendo de doenças vasculares. Mas será que existe algum tipo de relação entre esses tipos de patologias e o inverno, e se existe por que será que elas aumentam justamente com a chegada do tempo mais frio? É o que analisaremos nesse artigo.

Relação entre inverno e enfermidades vasculares

De acordo com especialistas na área de cirurgia vascular com a chegada do inverno e a queda da temperatura vários problemas circulatórios aparecem nas pessoas, sendo que alguns deles podem levar o indivíduo até o óbito. Dentre alguns podemos citar: Acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio e enfermidades relacionadas à circulação periférica. Essas enfermidades ficam mais frequentes em virtude do processo de vasoconstipação ou contração das artérias periféricas que ocorre quando a temperatura está muito fria, fazendo com que o sistema circulatório normal dos seres humanos, fique com a resistência aumentada. Em virtude desse fato, os profissionais da área de saúde costumam orientar seus pacientes mais sensíveis que evitem o mais que puderem a exposição às temperaturas baixas.

Cuidados para prevenir as enfermidades vasculares no inverno

Os profissionais da área de cirurgia vascular são unânimes em afirmar que no inverno, com as temperaturas mais baixas as pessoas que são mais sensíveis devem tomar alguns cuidados preventivos para evitarem doenças vasculares. Como ações preventivas estão incluídas: a prática regular de atividades físicas, uma alimentação equilibrada e compostas por alimentos de alto valor nutritivo. Um nutriente chamado ômega 3, que é encontrado em peixes de água fria, como o salmão, por exemplo, é muito bom para o sistema circulatório dos seres humanos.

Além disso, a dieta do indivíduo pode ser constituída também por alimentos frescos, leves, sem gordura, como legumes, caldos, sopas e frutas. Quanto aos exercícios físicos eles podem começar com uma simples caminhada que pode evoluir para uma corrida leve, desde que seja feita com uma regularidade de pelo menos quatro a cindo dias na semana. Outras ações preventivas incluem não possuir o vício do tabagismo e sempre que possível evitar locais que estejam muito frios.

Estatísticas de doenças vasculares e temperaturas baixas

Segundo pesquisadores norte-americanos com a chegada do inverno e a queda da temperatura, o aumento do aparecimento das enfermidades cardiovasculares pode ser de até vinte e cinco por cento, principalmente em enfermidades cardíacas. Eles ressaltam que a probabilidade de um indivíduo vir a sofrer um infarto quando a temperatura está fria é muito maior em pessoas com pressão arterial alta, que possuem vício do tabagismo ou que estão com o problema de obesidade. De acordo com especialistas esses indivíduos apresentam mais predisposição a ter complicações cardiovasculares no inverno, quando está muito frio, pois já possuem doenças relacionadas ao sistema circulatório.

Por que as doenças vasculares aumentam no inverno

No inverno, quando a temperatura está fria, o organismo dos seres humanos reage apresentando determinados problemas de saúde. Para obter o equilíbrio térmico, e superar as hipotermias que podem vir a ocorrer, o sistema cardíaco e vascular dos indivíduos fica sobrecarregado pelo trabalho excessivo que acaba exercendo. Desse modo o corpo humano responde a esse trabalho, fazendo com que haja um aumento da frequência do coração, da respiração e da constrição dos vasos que levam sangue dentre do organismo. Quando a temperatura cai e a pessoa é exposta ao frio do inverno, seu corpo reage e o sangue que circula normalmente até o coração acaba circulando menos, em virtude das artérias e outros vasos sanguíneos encontrarem-se alterados. Dessa forma o organismo desenvolve enfermidades muitas delas bem graves que podem vir a levá-los a óbito.

Considerações finais

No inverno quando a temperatura está mais baixa a probabilidade dos indivíduos virem a contrair uma enfermidade vascular aumenta. Isso ocorre em virtude da contração das artérias que assim atuam para que o sistema circulatório do organismo dos seres humanos aumente sua resistência. Porém esse processo provoca um grande número de doenças cardiovasculares, que se não diagnosticadas e tratadas de maneira correta podem levar o indivíduo a óbito. Com ações preventivas como evitar o vício do tabagismo, alimentar-se de maneira equilibrada, praticar atividades físicas de maneira regular, manter-se bem aquecido, longe de locais muito frios, as pessoas podem evitar aparecimento dessas doenças vasculares no inverno.

Por Salete Dias

 

 

If you liked that, check these...

Compulsão alimentar

Hipotiroidismo

Dislipidemia