Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Salmonelose – intoxicação por Salmonella

A salmonelose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Salmonella, esta doença acomete com uma maior frequência crianças e idosos no entanto pode afetar qualquer idade. A transmissão acontece principalmente pela ingestão de alimentos crus que não foram submetidos ao calor que é uma forma eficiente de destruir a salmonella presente nos alimentos.

A salmonelose pode irradiar-se através do ar que contenha o agente, por alimentos que contenham ovos crus em sua composição, comedouros ou bebedouros sujos, alimentos que estejam contaminados com fezes e secreções; ela propaga-se também através dos manipuladores de alimentos quando são portadores da doença.

Sintomas da salmonelose

Diarréia

Febre

Cólica abdominal

Esses são os sintomas mais comuns na intoxicação por salmonella, eles duram por volta de uma semana quando geralmente o indivíduo se recupera da doença, em alguns casos pode ser necessário a reidratação do organismo. A pessoa que se encontra com o sistema imunológico fraco, idosos e crianças apresentam complicações mais sérias ao contrairem esta doença. Nos casos mais graves a inefecção pode passar para o sangue e tecidos do corpo podendo causar a morte.

Alguns profissionais podem sentir dificuldade em diagnosticar a doença já que os seus sintomas são comuns a outros diversos tipos de patologias, o diagnóstico da salmonelose ocorre principalmente baseado na história alimentar do paciente. Para confirmar a doença é necessário encontrar os germes que causam a salmonela nas fezes do paciente infectado.

Tratamento da salmonelose

O tratamento da doença irá depender das manifestações do paciente. Em alguns casos é necessário a reidratação do mesmo, mediante a grande quantidade de líquidos perdidos durante os episódios de diarréia, já em outros casos mais grave da doença faz-se necessário a administração de antibióticos e a hospitalização do indivíduo.

A melhor forma de prevenção da salmonelose é submeter os alimentos ao total cozimento, evitar o cozimento parcial e a ingestão crua dos mesmos. Medidas como lavar bem os alimentos e as mãos antes de preparar as refeições também são importantes.