Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Hipotiroidismo

O hipotiroidismo, também chamado de hipotireodismo, é uma doença que aparece quando a há falta ou deficiência de certos hormônios fabricados pela glândula tireoide, a tiroxina (T4) e a tri-iodotironina (T3). E por causa dessa deficiência chega a provocar a fadiga, lentidão muscular, crescimento do peso e até a mixedema.

Agentes causadores de hipotiroidismo

De muitas causas do hipotiroidismo, a mais comum é a inchação da glândula tireoide localizada no pescoço, danificando assim suas células. Além da tiroidite de Hashimoto que, por sua vez, é uma causa importante. Uma diferente causa comum e não menos importante é quando o paciente recebe, para tratar os vários tipos de câncer, a terapia com radiação pela região que se localiza no pescoço, pois pode danificar a glândula.

Além disso, a redução de iodo na dieta alimentar pode causar hipotiroidismo, porém devido aos programas governamentais que têm dado conselhos e informações sobre esse assunto muitos poucos são os casos em decorrência disso. Problemas com defeitos congênitos podem causar também. Por exemplo, o hipotiroidismo é um agravamento comum na Síndrome de Down.

Identificação da doença

O tratamento escolhido dependerá das causas do hipotiroidismo. Na maioria dos casos, em adultos os sintomas são a fala lenta e  meio rouca, memória danificada, diminuição dos reflexos, pele seca e sem vida, sensibilidade alterada causando assim muito frio ou calor, aumento de peso, depressão (perda de auto-estima).

Em bebês os sintomas são defecar constatemente, constipação, ronco, sonolência. Na fase em que o bebê começa a andar surgem sintomas como abdome protuberante, pele ressecada e crescimento demorado dos dentes. E após começar a andar, são eles o mau desenvolvimento da altura e aumento de peso, deficiência na memória e lentidão para a sua idade.

Diagnóstico

O diagnóstico do hipotiroidismo é feito com base nos exames de TSH (que mede a quantidade de hormônio presente no sangue e como anda o funcionamento da sua tireoide). Se demorar muito para ser tratado pode ocorrer lesão no cérebro permanente.

Prevenção

É essencialmente indispensável que faça um diagnóstico precoce para verificar se possui hipotiroidismo. Pois quanto mais rápido você iniciar o tratamento, melhor será o resultado e mais rápido. Infelizmente, não é possível fazer prevenções específicas. Contudo, você pode realizar algumas cautelas para poder evitar essa doença, por exemplo, exercícios físicos regularmente, não deixar de  ingerir sal iodado regularmente, efetuar exames de sangue T3, T4 e TSH periodicamente e fazer uma dieta alimentar balaceada.

Tratamento de hipotiroidismo

A meta do tratamento do hipotiroidismo é fazer com que a produção dos hormônios voltem ao normal. Sendo que a levotiroxina (L-T4) é a medicação mais utilizada para o tratamento. O tratamento com a T4 e T3 não está sendo muito recomendado, pois não está demonstrando muitos benefícios ao tratamento (o T4 que é administrado é transformado perifericamente em T3, que é o hormônio ativo).