Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Gordura e açúcar no desenvolvimento de câncer de intestino

Segundo matéria do jornal Folha.com, estudos das Universidades de Aberdeen e Edimburgo entrevistaram 2 mil pacientes com câncer de intestino na Escócia e apontam considerações sobre o consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar como sendo fator de risco no desenvolvimento de tal complicação.

Em outras palavras, o consumo desregrado de alimentos como refrigerantes, bolos, biscoitos doces e sobremesas pode aumentar as chances da pessoa desenvolver câncer de intestino. Algo nada animador, diga-se de passagem.

Os mesmos estudos apontam tabagismo, histórico familiar e sedentarismo como também sendo considerados fatores de risco.

Para alcançar tal resultado, os pesquisadores analisaram a dieta alimentar e hábitos de 2 mil pacientes com câncer de intestino e compararam com a dieta alimentar e hábitos de um grupo de pessoas saudáveis quanto ao problema em questão.

Segundo Evropi Theodoratou, um dos pesquisadores, a identificação de tal associação é um passo importante, mas não deve ser rotulada como causa-consequência. Mais estudos precisam ser realizados a fim de identificar até onde dietas alimentares possuem relações com o desenvolvimento de câncer.

A pesquisa apontou ainda que pessoas que consumiam mais frutas e legumes apresentavam menos propensão ao desenvolvimento do câncer de intestino – uma notícia bastante animadora para aqueles que consomem bastantes frutas e legumes ou mesmo para quem adere a dietas vegetarianas.

O estudo encontra-se publicado na revista científica European Journal of Cancer Prevention.