Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Dicas para evitar as hemorróidas

As hemorróidas caracterizam-se pela dilatação das veias que ficam na região anal. As hemorróidas podem ser provocadas por diversos fatores como uma dieta pobre em fibras, muito esforço para defecar, baixa ingestão hídrica e diarréias. Elas podem ser internas ou externas, o uso abusivo de laxantes e permenecer muito tempo sentado também pode causar hemorródias.

Sintomas como dor para evacuar, presença de sangue nas fezes e de muco nas roupas íntimas e coceira na região anal são sintomas das hemorróidas. Assim como em muitas outras doenças as hemorróidas podem ser prevenidas através de uma boa alimentação.

Dicas para evitar as hemorróidas

  • Tenha uma alimentação rica em fibras – As fibras auxiliam no funcionamento intestinal previnindo a cosntipação. Frutas, verduras, legumes e carboidratos integrais são ricos em fibras.
  • Tome bastante água – A água ajuda a manter a pele hidratada e a eliminar as toxinas presentes no organismo. Assim como as fibras ela é essencial para um bom funcionamento intestinal.
  • Evite o sedentarismo – Ficar muito tempo sentado contribui para o surgimento de hemorróidas, fazer uma caminhada, particar atividades físicas combate o sedentarismo e mantêm o indivíduo longe de diversas doenças.
  • Evite alimentos muito condimentados, álcool e alimentos gordurosos.
  • Caso apresente o “intestino preso”, não consuma os alimentos que tendem a ressecar as fezes, quando consumi-los associe o seu consumo a grãos integrais. Banana com aveia, por exemplo. Outra dica importante para quem apresenta intestino preso é não utilizar medicamentos constipantes, participe ao médico o seu problema para que ele prescreva remédios que não “prendam” mais ainda o intestino.
  • A higiene da região anal é bem mais completa quando é feita com água e sabão, sempre que você tiver oportunidade não utilize o papel higiênico.

E importante não só no caso das hemorróidas mas também de outras doenças, evitar a auto medicação. Consulte um médico caso apresente os primeiros sintomas da hemorróida, quanto mais cedo a doença for dignosticada maiores são as chances de cura através do tratamento adequado.