Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Como reduzir os riscos de doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares dificultam ou impedem a circulação sanguínea, quando este órgão é afetado ocorrem distúrbios que podem provocar doenças muitas vezes fatais. Algumas medidas são essenciais para manter à saúde do coração, são elas:

Evitar o fumo – A nicotina, substância presente no ciugarro, eleva a pressão arterial; além disso este hábito promove o surgimento da arteriosclerose que é o espessamento e endurecimento da parede arterial.

Evitar o sedentarismo – A prática regular de exercícios combate o surgimento de distúrbios e doenças como obesidade, hipertensão, hipercolesterolemia e diabetes. O sedentarismo está diretamente ligado ao surgimento de doenças cardíacas.

Diabetes mellitus – O excesso de açúcar no sangue contribui para o surgimento de doenças cardiovasculares.

Elevados níveis de colesterol ruim no sangue – O excesso de LDL, que é o colesterol ruim, no sangue pode ocasionar arteriosclerose através da deposição do colesterol na parede das artérias.

Hipertensão –  O aumento da pressão do sangue nas artérias é fator de risco para as doenças cardiovasculares. É importante o controle frequente da pressão arterial.

Alimentação saudável – Uma dieta rica em alimentos saudáveis como frutas, verduras, legumes, fibras e pobre em gorduras, doces e sal contribui para a saúde do coração. Os alimemtos industrializados, refrigerantes, embutidos e ricos em gordura saturada devem ser evitados.

Álcool – O consumo excessivo de álcool contribui para o aumento da pressão arterial e doenças cardiovasculares.

É importante lembrar que a prédisposição genética também é um fator de risco que contribui para as doenças cardiovasculares.


If you liked that, check these...

Retenção de líquidos

Anorexia Infantil

Azia