Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Como cuidar da anemia em crianças

anemia em crianças é  um problema comum no Brasil; e o que mais chama a atenção das mães quando recebem o diagnóstico de anemia em seus filhos é que na grande maioria das vezes a criança é considerada saudável e encontra-se dentro do seu peso ideal sem apresentar sintomas aparente.

Entre as causas do elevado número de crianças com anemia pode-se destacar a dieta pobre em alimentos fontes de ferro. Principalmente entre as crianças que apresentam uma alimentação rica em leite como é o caso da maioria das crianças até três anos de idade; muitos pequenos nesta fase apresentam inapetência e costumam rejeitar o almoço o que contribui para a anemia, além disso algumas mães possuem o hábito de complementar o almoço oferecendo mamadeira com leite. No entanto, o cálcio prejudica a absorção do ferro, além de apresentar pouquíssimas quantidades deste mineral.

A anemia em crianças também pode ser provocada por parasitas intestinais que causam diarreias constantes e favorecem a perda de absorção dos minerais.

Os sintomas da anemia em crianças em geral não são percebidos pelos pais. Caso os pais mantenham-se atentos pode-se notar fraqueza, falta de apetite e mucosas pálidas já nos casos mais graves pode ocorrer aumento da frequência cardíaca e constantes infecções. Um simples hemograma pode detectar a presença desta doença, o seu tratamento deve ser realizado com supervisão médica em geral através da suplementação de ferro.

Vale destacar a importância do ferro durante a infância, ele é um mineral essencial para a vida. Nas crianças, sua ausência compromete o crescimento e o desenvolvimento físico e mental. Algumas medidas são necessárias para facilitar a absorção do ferro como por exemplo consumir alguma fruta rica em vitamina C após o almoço, consumir alguma carne (peixe, frango ou bovina) pelo menos uma vez ao dia, pois o ferro das carnes são de boa absorção.

É importante manter uma dieta balanceada e equilibrada para evitar a anemia em crianças, no entanto quando a anemia já se encontra presente o tratamento deve ser realizado, pois neste caso a alimentação não resolve o problema, ela atua somente como forma de prevenção.

Alimentos ricos em ferro

Uma dieta rica em ferro é essencial, pois permite a disponibilidade de um nutriente indispensável a vida que é o ferro. Quando esse mineral está em uma concentração considerada baixa no organismo, diversas complicações podem ser geradas na saúde, inclusive a anemia em crianças.

O ferro e sua absorção

A absorção do ferro pelo organismo é fundamental, pois alguns alimentos apresentam o ferro mais biodisponível que outros. O ferro que é de origem vegetal tem sua biodisponibilidade aumentada na presença da vitamina C. Por isso, muitos médicos recomendam que o indivíduo consuma uma laranja ou tangerina após o almoço.

Os alimentos que apresentam ferro de origem animal como é o caso das carnes e peixes apresentam uma biodisponibilidade maior quando comparado aos de origem vegetal. Vale ressaltar que enquanto a vitamina C favorece a absorção de ferro, o cálcio atrapalha essa absorção. Logo recomenda-se que os alimentos fonte de cálcio como leite e queijos não sejam consumidos juntamente com os que são fontes de ferro.

Anemia por deficiência de ferro

Existem vários tipos de anemia, no entanto a mais comum que atinge a população, principalmente crianças, é a anemia por deficiência de ferro. Os fatores que levam a esse tipo de anemia é uma alimentação pobre em ferro, no entanto esse problema também pode estar associado à deficiência de vitamina B12 bem como algum problema relacionado à absorção do ferro pelo organismo.

Algumas fases da vida necessitam de uma maior demanda de ferro, e quando esse mineral não é fornecido da maneira que o organismo necessita pode-se instalar no indivíduo um quadro de anemia.

Em algumas fases da vida como infância, gestação, amamentação e adolescência, muitas das vezes é necessário a suplementação de ferro, pois não se consegue obtê-lo facilmente através da alimentação. No entanto, essa suplementação deve ser feita com orientação médica.

A anemia na grande maioria dos casos não apresenta sintomas, porém em alguns casos o indivíduo pode sentir tonturas, falta de ar, sensação de desmaio, fraqueza, dificuldades de concentração entre outros sintomas.

Um ponto importante a ser destacado na anemia, é que ela é uma doença que deve ser tratada através da suplementação; a dieta serve como forma de prevenção da doença e não de tratamento. Portanto, ao ser diagnosticado a anemia no indivíduo é necessário que ele procure tratamento médico.

Alimentos ricos em ferro

Como já foi dito, os alimentos fontes de ferro podem ser de origem animal ou vegetal.

Os de origem vegetal pode ser feijão, cereais integrais, soja, castanha, nozes entre outros. Enquanto que os de origem animal são carnes, peixes, mariscos, fígado de boi entre outros.