Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Causas da obesidade

Em outros artigos do nosso blog já tratamos vários aspectos sobre a obesidade, mas neste falaremos sobre as causas da obesidade. A obesidade é um problema de sáude pública mundial, ela é caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal que leva a diversos problemas de saúde.

A obesidade é considerada uma doença que faz cada dia mais novas vítimas, ela pode ser considerada uma doença de difícil tratamento pois requer a participação direta do indivíduo neste processo, a família e os amigos também são fundamentais para que o indivíduo alcance o sucesso no tratamento.

As causas da obesidade são diversas, vários fatores contribuem para que o indivíduo se torne obeso. Abaixo, citaremos algumas causas da obesidade:

  • Fatores genéticos – Associamos a obesidade a genética quando vários membros da família encontram-se obesos. No entanto, o fator genético está sempre associado a hábitos alimentares e estilo de vida que são próprios de toda a família, o indivíduo que apresenta tendência a obesidade deve seguir uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas; ao adotar um estilo de vida saudável, que é uma escolha difícil quando toda a família possui hábitos que não são saudáveis, dificilmente o indivíduo será obeso.
  • Sedentarismo – A falta de atividades físicas faz com que o indivíduo não gaste as calorias que são ingeridas, o resulatdo é que elas se acumulam em forma de gordura. Além de evitar a obesidade, a prática de atividades físicas contribui para a manutenção da saúde.
  • Alimentação – Uma dieta desequilibrada nutricionalmente é fator determinante para a obesidade. O excesso de gorduras e açúcares são os maiores causadores deste mal, é preciso alimentar-se de forma saudável, procurar um nutricionista para elaborar uma dieta é uma boa opção.
  • Patologias – Algumas doenças podem contribuir para a obesidade. Doenças na glândula tireóide e outras que envolvem principalmente os hormônios podem ser a causa da obesidade.
  • Fatores psicológicos – O estado emocional do indivíduo pode influenciar na quantidade de comida ingerida, muitas pessoas tendem a comer quando estão com algum problema.

Como vimos as causas da obesidade podem ser diversas, para combater a obesidade é necessário de um modo geral adotar uma alimentação saudável e praticar atividades físicas. A manutenção do peso ideal também é importante, por isso recomenda-se uma reeducação alimentar ao invés de viver constatemente a fazer dietas.