Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Câncer – Cuidados e Prevenção

Olá pessoal, tudo bem?

Alguns de vocês devem estar lembrados que já falamos aqui sobre a importância da alimentação na prevenção do câncer.

Dando uma olhada no que já falamos aqui, percebemos que pecamos ao ter falado tão somente da importância da alimentação na prevenção, mas não falamos sobre outros cuidados que as pessoas devem ter.

Bem, nosso objetivo lá era tão somente abordar a importância da alimentação, que é nosso principal objeto de estudos, então não é interessante alterar aquele artigo, mas sim escrever um que apresente outros cuidados que se deve ter, não?

O que é realmente o câncer?

A primeira coisa a ser feita é compreender do que se trata o câncer.

O Instituto Nacional de Câncer ( INCA ) define o câncer como sendo:

Nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.

O que acontece é que algumas células, geralmente por fatores externos, sofrem alterações no processo de divisão celular. A divisão celular é comum em qualquer ser vivo e é responsável pela criação de novas células, o que nos garante a capacidade de regeneração de um tecido.

O problema é que, no caso das células cancerosas, elas sofreram mutações que provocam o crescimento de novas células (também cancerosas) de forma incontrolável, formando assim tumores.

No caso de tumores benignos, a multiplicação das células é mais vagarosa, é mais concentrada e se assemelha mais com aquelas do tecido original, representando assim um risco bem menor à pessoa.

Bem, já no caso dos tumores malignos, o crescimento é bem mais rápido e agressivo e as novas células são muito mais diferentes das células do tecido original.

De acordo com qual o tecido celular afetado (epitelial, pulmonar, ósseo, etc.) nós damos uma denominação diferente ao tipo de câncer.

Cuidados na prevenção do câncer

  • Muito cuidado na alimentação: cerca de um terço das mortes por câncer possuem como raízes dietas mal equacionadas. A fim de saber mais sobre isso, é interessante que se dirija ao nosso artigo sobre a alimentação na prevenção do câncer, mas em linhas gerais recomendamos:
    • Evite alimentos gordurosos;
    • Evite alimentos que possam conter substâncias carcinogênicas;
    • Consuma frutas, verduras e legumes frescos;
    • Escolha sempre alimentos frescos e sem conservantes;
  • Evite o consumo de tabaco ou de álcool. Ainda segundo dados do INCA, em 1998 foram cerca de 175.000 mortes por câncer causadas pelo tabagismo e 19.000 causadas pelo uso excessiveo de álcool;
  • Evite a exposição prolongada da pele à luz solar, principalmente no horário das 10:00 às 16:00, quando o calor e a incidência de raios ultra-violeta são muito altos;
  • Tome cuidado também quanto à sua vida sexual: a promiscuidade, a precocidade no início da vida sexual, a falta de higiene, relacionamento com diversos parceiros diferentes e a contração de doenças sexualmente transmissíveis (DST) também são apontadas como fatores de risco;
  • Cuide bem de toda a sua higiene, principalmente a higiene bucal. Por falar nisso, vá ao seu dentista periodicamente;
  • Faça periodicamente os exames para detecção de câncer recomendados pelo seu médico ou indicados para a sua faixa etária. Atualmente, nossos hospitais e clínicas contam com profissionais, exames e equipamentos capacitados para detectar câncer de mama, cólon, reto, próstata, testículos, colo de útero, língua, boca, pele e tantos outros;
  • Faça auto-exames da pele e de mama.

Caso seja diagnosticado algum indício de tumor ou de desenvolvimento de células cancerosas, não precisa ficar nervoso(a): os procedimentos médicos atuais são bastante desenvolvidos e nossos profissionais bastante hábeis para lhe informar como proceder no tratamento da doença.

Câncer mata, mas tem tratamento. Quanto mais cedo iniciado, mais facilmente será lidar com o problema e tratar do mesmo.

If you liked that, check these...

Tipos de raquitismo

Hipotiroidismo

Nutrição e HIV