Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Apneia do sono

apneia do sono é uma doença que se caracteriza por distúrbios respiratórios que ocorrem durante o sono da pessoa. Alguns episódios de apneia são considerados normais, no entanto quando isso ocorre com frequência e ultrapassa dez segundos, pode ser considerado um grado grave da doença que necessita de tratamento. Essa doença assim como a obesidade é considerada crônica, além disso os indivíduos que são obesos apresentam maior incidência em desenvolver a apneia do sono.

Diversas pesquisas realizadas nessa área, comprovam que a obesidade esta diretamente relacionada com a apneia do sono. Cerca de 70% dos indivíduos portadores dessa doença são obesos. Enquanto os obesos considerados mórbidos, que são aqueles em que o IMC ultrapassa o valor de 40, o risco de contrair a apneia do sono é de 80% sendo que essa doença atinge mais homens que mulheres. Essa doença atinge milhões de pessoas em todo o mundo.

Sintomas da apneia do sono

  • O sintoma mais conhecido e mais frequente entre os portadores dessa doença é o ronco e a sonolência durante o dia. Como a pessoa que tem apnéia do sono não consegue dormir bem durante toda a noite, pois a doença atrapalha o desenvolvimento normal do sono; ela apresenta muito sono durante o dia.
  • Acordar com dor de cabaça – esse é um sintoma bem comum em portadores da apnéia do sono
  • Irritabilidade
  • Acordar com sensação de aperto no peito, ofegante ou com sensação de desconforto
  • Interrupção constante do sono para urinar
  • Redução da líbido e impotência sexual
  • Dificuldade de concentração nas atividades diárias

O diagnóstico da doença muitas as vezes é obtido pelo relato do paciente ao médico dos sintomas descritos acima. Quando o indivíduo não dorme sozinho é importante que ele leve a consulta o seu companheiro de quarto, pois com certeza essa pessoa pode oferecer informações importantes sobre a qualidade do sono do indivíduo. Para um diagnóstico preciso da doença, existe um exame chamado polissonografia, onde o paciente que se submete a esse tipo de exame tem o seu sono monitorado através da observação da duração que as fases do sono apresenta, da disponibilidade de oxigênio sanguíneo durante o sono, posição utilizada pelo paciente para dormir entre outras coisas que são observadas durante o exame.

Tratamento para apneia do sono

Diversos tipos de tratamentos podem ser utilizados para combater esse problema. Entre eles pode-se destacar a utilização de aparelhos para melhorar o fluxo de oxigênio que é fornecido para o paciente durante o sono, o problema também pode ser corrigido através de cirurgia ou até mesmo por meio de mudanças no estilo de vida como melhorar a posição de dormir, evitar comer muito antes de dormir, perder peso, elevar a cabeceira da cama entre outros. O tipo de tratamento irá variar de acordo com a gravidade do caso de cada paciente, além disso o indivíduo deverá ser acompanhado frequentemente por um médico.

A obesidade tem associação direta com a apneia do sono bem como com outras doenças que são tão graves quanto ela, portanto é fundamental manter-se sempre dentro do peso ideal para consiguirmos obter uma vida saudável.