Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Anorexia na infância

O nome anorexia já circula hoje com mais clareza sob a ótica da população, porém nem todos os que necessitam de tratamento aceitam ajuda, por não acreditarem que são portadores desta doença. A anorexia atinge crianças, jovens e adultos. Muitas vezes o anoréxico chega a óbito, por seu corpo está bastante debilitado pela falta de nutrientes na corrente sanguínea. O quadro clínico da anorexia na infância é diferenciado em relação ao quadro apresentado em adultos, porém é nesta fase que a doença faz mais vítimas.

Distúrbios psicológicos geram graves problemas na saúde da criança, e, um dos principais é a anorexia infantil, que se não for combatida durante os primeiros sintomas, ela pode se estender à vida adulta e com mais complicações.

Causas mais frequentes da anorexia na infância

Relatam os especialistas que vêm estudando os casos de anorexia infantil e adulta que, em cada uma dessas fases, há diferentes associações de desencadeamento da doença. Se fala em muitas formas de anorexia infantil, mas na verdade são apenas duas.

Quando a criança ainda está em seus primeiros meses de vida, geralmente é acometida no caso mais comum da anorexia infantil, porém existe um mais grave que pode até desencadear na criança alguns comportamentos não saudáveis, como não dormir direito ou irritar-se facilmente. Se esta for a situação, é melhor que o quadro clínico da criança seja acompanhado tão breve quanto for diagnosticado.

Os pais apresentam imenso papel no diagnóstico e tratamento da anorexia infantil, principalmente em casos em que o problema, apesar de iniciar na infância, pode durar até a maturidade. Desejando ajudar seus filhos, alguns pais podem cometer o erro de usar-se de castigos ou mesmo de agressões como meio de convencê-los a alimentar-se, mas tal “solução”, como se pode imaginar, não é positiva.

Quais os agentes causadores desse tipo de anorexia?

Segundo especialistas em nutrição infantil, crianças possuem um apetite bastante sensível quando comparada com adultos, de tal forma que por diversas razões elas podem perder o apetite de forma fácil, como quando contraem algum tipo de virose.

Diante da falta de apetite de seus filhos, alguns pais não toleraram bem tal situação; esse tipo de comportamento pode fazer com que seus pais tentem forçá-los a comerem, o que não é muito benéfico e pode levar a traumas que desencadearão esse tipo de problema.

Se o pai e/ou a mãe apresentam um comportamento hostil a fim de levar a criança a alimentar-se, a mesma pode desenvolver uma experiência negativa, que fará com que a mesma volte a apresentar anorexia mais tarde outra vez, seja ainda criança, seja na fase adulta.

A orientação passada aos pais é para não pressionarem seus filhos a comerem, uma vez que uma experiência negativa pode prejudicar ainda mais o desenvolvimento da criança e piorar seu quadro clínico. E é assim, como consequência da pressão dos pais, que muitas crianças começam a desenvolver a anorexia infantil, muitas vezes como uma anorexia de oposição às pressões exercidas sobre ela.

Como identificar a anorexia infantil

Crianças com tal quadro de anorexia podem desenvolver personalidades fortes, personalidades estas que podem perdurar por toda a sua vida e que são responsáveis por não receberem bem as opiniões de terceiros sobre sua saúde.

A falta de medo daquilo que não se conhece também pode ser apontado como uma característica comportamental em bebês e crianças com um quadro de anorexia. O tratamento da anorexia é feito mediante acompanhamento por um nutricionista, psicólogo e pediatra.

Deve-se considerar também a importância dos pais receberem acompanhamento psicológico, garantindo-lhes assim uma boa orientação para saberem como ajudar seus filhos a superarem a anorexia infantil.

Vale ressaltar que a anorexia na infância tem tratamento e cura, além disso uma criança que desenvolva em determinado momento da vida um quadro de anorexia, não necessariamente terá a doença quando adulto. Portanto, o mais importante a ser feito pelos pais ou responsáveis, é procurar ajuda profissional o quanto antes para solucionar o problema.

 

If you liked that, check these...

A Anorexia

Cárie de mamadeira

Apneia do sono