Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentos Para Diabéticos

Diabetes é uma enfermidade onde existe a  ausência ou síntese inadequada do hormônio insulina que é produzido pelo pâncreas, e é responsável pela condução da glicose da corrente sanguínea para o interior das células do corpo humano. De acordo com especialistas uma nutrição adequada feita com alimentos para diabéticos pode atenuar muito  as manifestações clínicas decorrentes da doença.

Importância da Alimentação para Diabéticos

De acordo com especialistas na área médica existem dois tipos de diabetes, que são classificadas como Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2. No tipo 1 as células pancreáticas quase não produzem o hormônio insulina e como consequência o corpo humano não consegue absorver a glicose do sangue ocasionando um déficit de energia, sensação de cansaço, fome muito intensa, muita sede  e perda de peso corporal.

Presente normalmente no organismo de crianças e jovens essas pessoas precisam ter um controle sobre  os alimentos consumidos sendo que o ideal é ingerir cinco refeições por dia em conjunto com o tratamento prescrito pelo médico. Já o Tipo 2 início na fase adulta aparecendo com mais frequência em indivíduos com problemas de obesidade.

Os pesquisadores a associam ao fator hereditário e também complicações relativas a uma secreção deficiente da insulina e defeitos fisiológicos que provocam uma resistência a esse hormônio. A alimentação  que é consumida pelas pessoas é de extrema importância para prevenir o agravamento dessa enfermidade, com o consumo de alimentos sem adição de açúcar e ricos em fibras.

O papel do profissional especializado em  nutrição é fundamental para orientar  ao paciente diabético sobre quais alimentos deverão ser evitados e quais os que poderão ser consumidos, para que eles possam ter  uma melhor qualidade de vida.

Orientações de Alimentos para Diabéticos

De uma maneira geral os profissionais da área recomendam que os alimentos para pessoas diabéticas sejam consumidos em cinco a seis refeições por dia, sendo que essa alimentação deve ser composta preferencialmente  de legumes crus, frutas com bagaço e verduras que são ricas em fibras.

Outra orientação importante é comer alimentos bem cozidos, assado ou grelhados, evitando as frituras e mastigando bem os produtos alimentícios consumidos e beber cerca de oito copos de água durante o dia.

Os especialistas ressaltam que os alimentos que podem ser consumidos livremente por pessoas diabéticas são os seguintes: broto de feijão, acelga, alface, agrião, repolho, feijão, aipo, chicória, cebola, repolho, palmito, pepino, rabanete, abobrinha, jiló, couve, tomate, mostarda, limão, pimentão entre outros.

Já os alimentos que devem ser consumidos de forma moderada são: macarrão, inhame, pipoca, canjica, batata doce, mandioca, pão, cenoura, vagem , beterraba, chuchu, pão integral  e torradas; além de carne  de boi, peixes, frango e miúdos, ovos, leites e derivados, manteiga, azeite, café, margarina e óleo.

Porém muito mais do que saber os alimentos que podem ser consumidos sem restrições e sob controle, os indivíduos portadores de diabetes devem saber os alimentos que são proibidos para seu consumo que são: Açúcar, doces, rapadura, mel ou melado, balas, bolos, chocolates, caldo de cana, sorvetes, refrigerantes, biscoitos, pães doce, tortas e bebidas alcoólicas. Vale ressaltar que existe ainda alguns alimentos que devem ser evitados como por exemplo carne de porco, salame, linguiça, banha, toucinho, mortadela, presunto, manteiga, nata, queijo, creme de leite, frituras e leite de coco.

Considerações Gerais Sobre Alimentos Para Portadores de Diabetes

Quando o indivíduo portador de diabetes é orientado sobre sua alimentação por um profissional especializado adotando um cardápio com refeições específicas que atendam as suas necessidades fisiológicas e mantendo uma alimentação equilibrada com os alimentos adequados a sua enfermidade, ele consegue manter seu índice de glicemia dentro dos parâmetros considerados normais.

Segundo os especialistas as dietas alimentares indicadas para as  pessoas diabéticas contribuem também para uma melhor qualidade de vida. Vale ressaltar que se o indivíduo apresentar sintomas como fome excessiva, muita sede, urina em excesso, apresentar quadros infecciosos nas mucosas ou na pele, possuir uma sensação de estar sempre cansado, entre outros deve consultar um especialista em medicina, e se for comprovado que a pessoa possui diabetes é hora de consultar um profissional especializado em nutrição para através de uma orientação específica sobre a alimentação que deve ser consumida,  levar uma vida mais saudável e produtiva.

Quando os indivíduos normalmente já tem uma nutrição adequada consumindo alimentos ricos em nutrientes, costumam apresentar um organismo mais resistente e se previnem melhor contra as enfermidades.

Por Salete Dias