Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Açúcar versus Câncer

Em muitas comunidades científicas vêm se discutindo ao longo dos anos se há realmente evidências que comprovem uma correlação significativa com o uso de alimentos ricos em açúcares e o aparecimento de câncer. Em muitos casos foram observados que o açúcar de fato trazia vários malefícios ao organismo dos seres humanos, entre eles o aumento excessivo do peso corporal que levava o indivíduo ao problema de obesidade, o surgimento de diabetes e as complicações cardíacas e vasculares.

No entanto, pesquisas mais recente demonstraram uma relação entre o surgimento de tumores malignos em pessoas que tinham por hábito consumirem alimentos com uma grande quantidade de açúcar. Mas será que esses estudos têm fundamentos teóricos consistentes para comprovar essas hipóteses? É o que iremos analisar nesse artigo.

Alimentação inadequada e aparecimento de doenças

Ao longo dos anos estudos científicos comprovaram que uma alimentação à base de gordura e açúcar e pobre em vitaminas, minerais e carboidratos complexos estão intimamente relacionados ao aparecimento de determinadas patologias, como por exemplo, diabetes, aumento de peso corporal levando o individuo à obesidade e complicações cardíacas e problemas vasculares, osteoporose, aumento da pressão arterial, e em alguns mais graves até ao aparecimento de tumores cancerígenos.

Uma dieta adequada baseada no consumo de verduras, frutas e legumes, vem reduzindo desde a década de sessenta entre os brasileiros, de acordo com estudos científicos, o que tem causado por consequência uma dieta rica em alimentos muito gordurosos ou doces que são altamente calóricos.

O açúcar enquanto fonte de energia

Os especialistas na área de nutrição e nutrologia destacam que o açúcar é um alimento que possui um alto valor energético, sendo, portanto muito importante para saúde dos seres humanos. Apesar do refinamento que é um processo comumente a qual o açúcar se submete fazer com que ele perca alguns nutrientes, ainda assim ele é de extrema relevância para o aporte de energia necessário ao bom funcionamento do corpo humano.

No entanto, estudos científicos, comprovaram que com o açúcar não contribui com o valor nutritivo que os alimentos que fazem parte de uma boa nutrição devem ter e que não conseguem quando consumidos regularmente, auxiliar na redução da probabilidade do aparecimento de células cancerosas no organismo do indivíduo.

Entendendo melhor o que significa câncer

Como a maioria das pessoas já devem saber, a definição para câncer é a proliferação de células normais do organismo humano de maneira desordenada e incontrolável o que leva a formação dos tumores cancerígenos. A origem real dessa desorganização celular até os dias atuais ainda é desconhecida, mas os cientistas descobriram que muitos fatores podem contribuir de maneira significativa para o aparecimento das células cancerosas, que se convencionou chamar de agentes cancerígenos que podem estar presentes em alguns alimentos que foram adubados com agrotóxicos, bebidas alcoólicas, vício do tabagismo, e alguns ainda levantam a hipótese de algum componente genético e hereditário.

Algumas pesquisas científicas associaram o surgimento do câncer nas pessoas com a ingestão excessiva de alimentos à base de açúcares e de carboidratos refinados que promove um acúmulo da gordura corporal, uma resistência maior ao hormônio insulina, além de promover ou aumentar a concentração dos fatores que favorecem o crescimento nos seres humanos. Todos esses aspectos podem levar ao aparecimento de tumores cancerígenos nos indivíduos. Outras pesquisas científicas relacionaram problemas como a intolerância à glicose e o diabetes com o surgimento do tumor no pâncreas.

Nos estudos que foram realizados, os cientistas observaram que em cerca de oitenta por cento das pessoas portadoras do câncer, elas tinham também diabetes ou a intolerância a glicose. Vale ressaltar que essa pesquisa ainda carece de comprovação científica mais eficaz que confirme essa hipótese. Outros estudos deverão ser realizados para a comunidade científica possa aceitar como real essa correlação.

Considerações Finais

Os especialistas na área de oncologia orientam que uma das maneiras adequadas de se prevenir, além do câncer de pâncreas, outros tipos de neoplasias é adotando uma dieta à base de frutas, verduras e legumes e adotar uma rotina de prática de atividades físicas regulares, de acordo com as condições físicas e de saúde cada indivíduo. Com a doença já instalada no organismo é necessário que ele esteja em bom funcionamento, com seu metabolismo realizando as suas funções de maneira satisfatória.

Quando o indivíduo ingere alimentos ricos em açúcar na verdade está dificultando a atuação desse processo metabólico já que a glicose atua como uma espécie de combustível para as células cancerosas. Vale ressaltar que o portador de câncer deve sempre consultar um profissional da área de nutrição para adequar seu tratamento ao que consome, e escolher alimentos que possam prevenir o aumento da proliferação dos tumores em seu organismo.

Por Salete Dias