Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

A Fome Oculta

O que é fome?

Fome é um estado fisiológico que é transmitido do sistema digestivo ao nervoso, acompanhado por sensações desagradáveis provocadas pela ausência de alimentos.

Descrição da fome oculta

A fome oculta é uma carência nutricional de micronutrientes (vitaminas e minerais) no organismo. Ela se manifesta através da falta de nutrientes que não estão presentes na alimentação, ou seja, uma alimentação não adequada contribui para o desenvolvimento da fome oculta.

Trata-se de um problema que não faz distinção entre classes sociais, idade ou sexo e que já atinge cerca de um quarto da população mundial.

A fome oculta também é associada ao famoso “efeito sanfona” que ocorre nas dietas, quando o corpo acaba por recuperar todo o peso que fora perdido.

Sintomas

Os sintomas da fome oculta geralmente percebidos a longo prazo. São eles:

  • Dores musculares (quando o individuo pratica exercícios físicos e não repõem os nutrientes perdidos);
  • Fraqueza e conseqüentemente cansaço e indisposição;
  • Dificuldade de concentração;
  • Maior vunerabilidade a infecções.

As carências relativas às vitaminas irão variar de acordo com o tipo de vitamina que se encontra em deficiência (A, B1, B6, B12, C, D, E, etc.) sendo que cada uma irá apresentar uma conseqüência diferente por sua ausência. Já quanto às carências relativas aos minerais pode-se destacar a anemia (proveniente da ausência de ferro no organismo).

O perigo da fome oculta consiste na medida em que os sintomas passam despercebidos pelo indivíduo ao longo do tempo e aparece sob a forma de doenças como câncer, osteoporose, hipertensão e problemas cardiovasculares. Isso ocorre porque os nutrientes que combatem essas doenças não estão presentes no corpo.

Formas de prevenção da fome oculta

A melhor forma de prevenir ou recuperar-se uma pessoa debilitada por tal problema é manter uma alimentação balanceada (rica em frutas, verduras e legumes, bem como em carboidratos e proteínas) que contenha os nutrientes necessários ao organismo. Os alimentos devem ser ingeridos sem excessos ou escassez, estabelecendo assim uma relação de proporção entre eles.

Evitar o consumo de alimentos industrializados como também o excesso de sal, gordura e açúcar.

Referências Bibliográficas

JORNAL LIVRE, Quais os sintomas da fome oculta

VAGANDO PELA WEB, Você sente fome oculta?

OPERAÇÃO METAMORFOSE, Fome oculta!