Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Receitas Vegetarianas

Receitas Vegetarianas

A adesão  ao vegetarianismo vem crescendo cada vez mais em virtude da procura das pessoas por uma boa qualidade na alimentação ou pela convicção de que não se deve matar animais para comê-los. Por uma ou outra razão as receitas vegetarianas hoje fazem parte das refeições da grande maioria da população em todo mundo.

As receitas que são de origem vegetal podem ser: Lacto-vegetarianas, onde as pessoas só consomem produtos derivados do leite além de vegetais; Ovo-lacto-vegetarianas onde os indivíduos consomem  além de vegetais, leite e derivados e ovos; Ovo-vegetarianas onde as pessoas só comem ovos e vegetais mas não derivados do leite; As lacto-vegetarianas, onde os indivíduos não comem ovos, somente os derivados do leite e vegetais; E finalmente os Vegan que são as pessoas cuja alimentação é estritamente de origem vegetal sem nenhum componente  animal.

Instruções  sobre Vegetarianismo

Antes de conhecermos algumas receitas vegetarianas vamos lembrar um pouco sobre a importância da nutrição vegetariana para os seres humanos. De acordo com especialistas nas áreas de nutrição e nutrologia, a alimentação vegetariana é saudável em virtude de ser rica em alimentos que contém minerais antioxidantes, vitaminas e fibras além de ser uma dieta com pouca gordura saturada e níveis baixos de colesterol.

Quando a alimentação vegetariana é acompanhada por um comportamento de vida saudável, ela tende a melhorar a qualidade de vida dos consumidores atuando até na prevenção de algumas doenças. Porém os profissionais ressaltam que a nutrição feita somente com vegetais deve ser cuidadosamente planejada para que não resulte em deficiências  de nutrientes no organismo humano.

Em alguns casos pode haver a necessidade de uma consulta a um especialista  da área de nutrição humana para que seja recomendado o uso de algum suplemento alimentar ou uma maior ingestão de leguminosas e grãos integrais. Quando a pessoa não consome nenhum tipo de alimento de origem animal seu organismo pode ficar com uma deficiência de minerais, vitaminas (principalmente B 12) e proteínas que são obtidas através do consumo de alimentos originados do abate de animais.

Por isso é necessário principalmente no caso dos vegans, que não consomem nenhum alimento de origem animal,  idosos, mulheres gestantes ou crianças que haja sempre um acompanhamento profissional para que essas carências possam ser supridas.

Algumas Receitas Vegetarianas

Salada Mista

Para os que gostam de misturar o sabor salgado com o doce a salada vegetariana mista pode ser uma excelente opção, além de ser muito prática e fácil de fazer. Os ingredientes são os seguintes: Morangos  frescos, melão, alface, pepino, hortelã e molho de iogurte. O tempo de preparo é de dez a quinze minutos já que é somente misturar todos esses ingredientes e depois colocar o molho de iogurte por cima. Essa receita é ideal para usar como entrada de um prato principal.

Assado de Beringela ou Berinjela

A grafia não importa pois ambas são aceitas como certas pelas normas ortográficas brasileiras, mas o assado desse fruto de uma planta originária da Índia fica realmente muito saboroso. A berinjela deve ser assada no forno e depois cozida em uma panela do tipo caçarola e pronto. As berinjelas utilizadas devem estar frescas e acompanhadas dos outros ingredientes que são alguns tipos de ervas aromáticas e cebola. Essa receita tem o tempo de cozedura do alimento de cinquenta minutos.

Creme de Frutas

Para finalizar a refeição vegetariana com uma boa sobremesa nada como preparar um creme de fruta queimado, que é formado por maçã, ameixa e o  iogurte que serve para cobrir a base das frutas. Depois disso é polvilhado um creme de açúcar queimado  que resulta numa deliciosa sobremesa.

Para os que se interessam pela culinária vegetariana existem uma infinidade de receitas que podem ser realizadas que vão desde saladas feitas com uma variedade de frutas e vegetais, até carnes e hambúrgueres de soja que é um grão bem rico em proteínas e um ingrediente muito utilizado em refeições vegetarianas. Vale ressaltar que uma alimentação vegetariana  deve ser bem elaborada para que consiga suprir todas as demandas nutricionais do organismo dos seres humanos.

Por isso um profissional da área de nutrição deve ser consultado para que ele possa recomendar quais os alimentos que não são de origem animal mais apropriados para o consumo, de acordo com a  constituição física de cada indivíduo. A partir daí é só pesquisar as várias receitas vegetarianas e experimentar pratos mais saborosos e saudáveis.

Por Salete Dias

If you liked that, check these...

Salada de camarões

Salada americana

Maracujá