Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Receitas Diet

Cada vez mais pessoas vem procurando manter uma  alimentação livre de açúcares e gordura para conseguir uma boa qualidade de vida. Em virtude desse fato as receitas diet estão sendo muito procuradas por aqueles interessados em mudar o padrão alimentar.

Definição de Alimentos Diet

De acordo com os profissionais especializados na área de nutrição os alimentos diet são todos aqueles onde da sua fórmula original foi eliminado um ou dois ingredientes. Sendo assim a  definição correta para esse tipo de alimento seria aqueles onde não existem ou gordura, ou açúcar ou sódio (que são os ingredientes excluídos mais comuns) ou algum outro elemento, e não aqueles que apresentam pouco valor calórico. Para que essa afirmação seja bem entendida, os especialistas exemplificam com uma barra de chocolate diet que apesar de ter restrição de açúcar, apresenta mais gorduras em sua composição, e portanto tem quase o mesmo número de calorias de um chocolate que não seja diet.

Indicação dos Alimentos Diet

Segundo especialistas os alimentos diet são indicados para aqueles indivíduos que não possam ingerir por algum problema de saúde como os diabéticos que não podem consumir açúcar ou os indivíduos com pressão arterial alta que não podem ingerir uma grande quantidade de sódio. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) recomenda que o termo diet seja usado em alimentos utilizados para fins dietéticos, onde haja necessidade de restrição de algum ingrediente como por exemplo os nutrientes: Proteínas, carboidratos, glúten, sódio, gordura ou açúcares.

Uma outra maneira usada para classificar os alimentos diet são aqueles usados para dietas onde haja demanda de um controle na ingestão de alguns nutrientes com o objetivo  de controle ou manutenção do peso corporal para prevenção da obesidade. Vale ressaltar que os alimentos diet  utilizados  devem necessariamente apresentar a isenção de algum tipo de nutriente em sua composição, mas isso não quer dizer que ele seja menos calórico por isso, daí importância na hora de preparar as receitas diet para que o consumidor na hora de escolher os ingredientes tenham informações sobre o valor nutricional de cada produto. Depois dessa breve descrição sobre os alimentos diet veremos a seguir algumas  receitas diet saborosas.

Receitas Diet

1. Macarrão Diet

Essa receita é destinada para aquelas pessoas que adoram massa, mas sempre tem receio de consumí-las pois acham que vão ganhar um aumento de peso. Veremos a seguir como fazer esse macarrão diet para um rendimento de quatro porções:

Ingredientes:

  • 300 gramas de macarrão integral – que contém mais fibras sendo melhor para a saúde
  • 2 alhos picados
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 4 tomates sem pele
  • 1 cebola cortada em cubos
  • 1 xícara de caldo de legumes
  • 1 colher de sopa de folhas de hortelã;
  • 1 xícara de queijo cottage
  • 3 abobrinhas cortadas em palitos
  • Sal a gosto

Modo de Preparar: Colocar os seguintes ingredientes em uma frigideira: A cebola, o alho e o azeite e fritá-los por apenas dois minutos. Depois disso acrescentar o sal e tomate  e deixá-los refogar por um período de quatro minutos. Por último acrescentar o caldo de legume e a abobrinha cortada cozinhando tudo por dez minutos. Juntar tudo com o macarrão previamente cozido e misturar. Para servir colocar em um recipiente e polvilhar  em cima com folhas de  hortelã e o queijo cottage.

2. Suco Diet de Casca de Abacaxi com Hortelã

Que tal agora uma receita de um delicioso suco Diet de Casca de Abacaxi com Hortelã?

Ingredientes para um rendimento de oito porções:

  • Vinte folhas de hortelã
  • Algumas unidades de casca de abacaxi que devem ser  picadas
  • 1 litro e meio de água gelada
  • 1xícara de suco de limão
  • Adoçante a gosto

Bater em um liquidificador as folhas de hortelã, as cascas de abacaxi e a água. A seguir coar e acrescentar o adoçante e o suco de limão. Depois disso é só servir e desfrutar de um delicioso suco com ingredientes naturais.

Considerações Sobre Hábitos Alimentares

Segundo especialistas o consumo dos adoçantes aumentou muito nos últimos tempos, sendo normalmente usado para auxiliar na manutenção do peso corporal. Porém para que isso ocorra é necessário uma alteração nos hábitos alimentares dos indivíduos como por exemplo: Reduzir o consumo de alimentos muito gordurosos, ingerir alimentos com pouco valor calórico, preferindo sempre alimentos como legumes, frutas  e verduras que são mais saudáveis, e ao invés de consumir frituras, optar por alimentos cozidos, grelhados ou assados.

Por Salete Dias

If you liked that, check these...

Bolo Diet

Caju

Soro Caseiro