Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Maracujá

O maracujá é uma fruta de clima tropical ou subtropical, usada geralmente para fazer sucos. Rico em vitaminas e minerais ele é considerado de alto valor nutritivo, este fruto apresenta várias espécies e é muito consumido no Brasil.

Vitaminas e minerais do maracujá

1.    As vitaminas A, C e do complexo B ( B2 e B5) estão presentes no maracujá. A vitamina A irá atuar no desenvolvimento e na manutenção da pele, na visão, no sistema imunológico e reprodutor.  Já a vitamina B2, atua principalmente na formação das células vermelhas do sangue enquanto que a vitamina B5 auxilia nos processos imunológicos e metabólicos. Com relação à vitamina C, que está presente na maioria das frutas, ela torna o nosso sistema de defesa forte para enfrentar as tão indesejáveis infecções além de ser uma excelente antioxidante.

2.    Os minerais ferro, cálcio e fósforo são encontrados nessa fruta. Eles desempenham papéis fundamentais no nosso organismo atuam na prevenção da anemia, na estruturação de ossos e dentes e produção de energia, respectivamente.

Além do seu conhecido efeito “calmante”, a farinha da casca do maracujá pode reduzir a absorção de gordura pelo organismo, contribuindo para perder peso com saúde bem como também diminuir as taxas de açúcar no sangue, tornando-se um importante aliado para os diabéticos. Essa farinha pode ser encontrada em farmácias, laboratórios ou lojas de produtos naturais, só que você também pode fazê-la em casa, aí vai a receita:

Receita da farinha da casca do maracujá

  • Lave e mergulhe três maracujás durante cerca de 10 minutos na seguinte mistura: 1 litro de água com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ou vinagre. Lave-os novamente em água corrente
  • Corte os maracujás ao meio e retire a polpa
  • Corte a casca em tiras, coloque em uma assadeira e leve-as ao forno médio por 15 minutos ou até ficarem secas
  • Espere esfriar
  • Passe no processador ou liquidificador até adquirir a consistência de farinha.

Atenção: Cada litro de água utilizado irá corresponder a uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ou vinagre. Não jogue fora a polpa do maracujá, ela irá lhe fornecer um delicioso suco rico em vitaminas e minerais. Na alimentação essa farinha poderá ser utilizada acrescentando duas ou três colheres de sopa três vezes ao dia em sucos, chás, iogurtes; ela pode ser adicionada a qualquer alimento. Dessa forma você pode emagrecer com saúde além de evitar o diabetes.

Referências bibliográficas

SUA PESQUISA, Maracujá

COPACABANA RUNNERS, Mineral

CAETENEWS, Maracujá: é natural, emagrece, abaixa o colesterol e a glicose