Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Lambedor de hortelã

A hortelã, muito empregada na decoração de pratos bem como na elaboração de chás, é, sem dúvida, uma planta medicinal. Conhecida por seu aroma característico, ela apresenta propriedades que auxiliam no tratamento de diversas doenças. Além disso, ela apresenta várias vitaminas, como a vitamina A, vitaminas do complexo B e a vitamina C, bem como minerais como cálcio, ferro, fósforo e potássio.

Na saúde, essa planta irá proporcionar uma série de benefícios devido ao seu efeito calmante, alívio da tosse, combate a resfriados e gripes, anestésico para dores de cabeça e nas articulações. Serve também contra cólicas, dores de barriga e gases e favorece a saída do catarro impedindo a formação do muco. Enfim, a hortelã tem propriedades terapêuticas importantes.

Pela sua propriedade expectorante, que favorece a liberação do catarro, iremos disponibilizar a receita do lambedor de hortelã indicado no combate a gripes e resfriados.

Ah! Aos que não conhecem, o termo lambedor é muito empregado em cidades do interior e da região Nordeste a fim de designar remédios populares caseiros geralmente desenvolvidos à base de ervas, mel (ou açúcar) e água. 🙂

Lambedor de hortelã

Prepare a infusão da hortelã, colocando água fervendo em cima da folha de hortelã, esperando por cinco minutos e depois coando.

Depois de coar, coloque em uma panela a infusão que vai fornecer o chá de hortelã.

A quantidade do chá deve ser equivalente à quantidade de açúcar.

Misture os dois em uma panela e espere ferver.

Depois, deixe esfriar e coloque cravos da índia como conservante.

Referências bibliográficas

FOLHA ONLINE, Hortelã estimula aparelho digestivo e tem propriedades anestésicas