Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Caju

O caju não é como muitos pensam um fruto, na verdade ele é um pseudofruto. A parte que consumimos é semelhante em consistência, cor, textura e aroma a um fruto; só que na verdade, a castanha é a verdadeira fruta do caju. Um pseudofruto ou falso fruto desenvolve-se diferente das demais frutas, ele não é gerado do desenvolvimento do ovário mas, como já foi falado, assemelha-se a um fruto comum.

Essa fruta é bastante consumida no Nordeste do nosso país. Além de seu consumo ao natural, há várias formas criativas de utilizá-lo na culinária.

Esse pseudofruto é riquíssimo do ponto de vista nutricional: ele apresenta um alto teor de vitamina C que chega a superar o da laranja, além de vitaminas do complexo B, como a niacina (vitamina B3), e vitamina A. Por conter essas vitaminas, ele auxilia no combate às infecções, aos radicais livres e aos problemas de pele. Possui também um mineral importante que atua no sangue, que é o ferro.

Além de sua composição de vitaminas e minerais, o caju apresenta inúmeras utilidades, pois dele aproveita-se desde a folha do cajueiro até a castanha do caju, que apesar de ser o verdadeiro fruto não é a parte que habitualmente consumimos. As folhas do cajueiro são excelentes cicatrizadores de feridas, já a castanha do caju quando torrada é um delicioso fruto apreciado pelo mundo todo.

Apesar de ser saudável e nutritiva ela não pode ser consumida em excesso pois é bastante calórica. A castanha do caju pertence à classe das oleaginosas, quando em pequenas quantidades e aliada a uma dieta balanceada ela auxilia no emagrecimento, além de ser fonte de vitamina E, ajudar a diminuir o mau colesterol e previnir o surgimento das doenças cardiovasculares.

As fibras também estão presentes no caju, contribuindo para o aumento do peristaltismo intestinal, evitando o intestino preso e contribuindo para a manutenção de uma flora intestinal equilibrada. Iremos disponibilizar aqui uma deliciosa receita de salada com castanha de caju. Além dessa fruta ela inclui legumes, verduras e azeite de oliva, o que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e previnir doenças cardíacas, de acordo com a forma como o alimento é preparado.

Receita de salada com castanha de caju

  • 1 alface
  • 0,5  kg de batatas cozidas cortadas em rodelas
  • 0,5 kg de cenoura cozida em pedaços
  • 2 tomates cortados em rodelas
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 colheres de sopa de castanha de caju salgada
  • Azeitonas

Modo de preparo

Forre uma saladeira com as folhas de alface

Misture as batatas e as cenouras com o azeite de oliva

Espalhe as cenouras e as batatas, temperadas com azeite, por cima das folhas de alface

Coloque os tomates nas extremidades da saladeira

Enfeite com castanhas e as azeitonas por cima da salada