Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Dicas para uma pele limpa e sem acne

Tenha uma alimentação saudável se deseja evitar a acne. Quem possui uma pele muito propícia ao surgimento de cravos e espinhas deve reduzir a ingestão de alimentos oleosos e gordurosos, uma vez que eles contribuem por tornar a sua pele ainda mais oleosa. Além disso, reduzir o consumo de alimentos com cafeína (como café, certos chás, chocolate e guaraná) pode ser uma boa maneira de evitar o desenvolvimento da acne. A cafeína, além do efeito diurético, ela pode deixar a pessoa mais agitada, levando a uma maior produção de suor bem como a uma maior atividade das glândulas sebáceas, favorecendo assim o surgimento da acne.

Há certos alimentos que podem ser muito úteis no tratamento da acne e um deles é a raiz peruana maca. O consumo de maca é muito indicado por ser rica em um grande número de nutrientes e vitaminas, incluindo ácidos graxos, aminoácidos, magnésio, ferro iodo e cálcio. O poder combinado destes componentes pode ajudar a regular a produção hormonal e assim promover um bem-estar físico, não somente no controle de cravos e espinhas, mas, de forma geral, mantendo a pele e as unhas mais saudáveis. Ela geralmente pode ser encontrada em pó ou em extrato e é consumida como um suplemento.

Outra boa ideia para ajudar no combate à acne é a redução ou mesmo eliminação de alimentos lácteos como o queijo e o leite. Certos estudos mostram uma ligação entre o consumo de laticínios e o surgimento ou agravamento da acne. Certas substâncias contidas no leite e em seus derivados podem ser responsáveis pelo aumento da produção nas glândulas sebáceas. Reduza e confira se esta medida é útil no combate às suas espinhas. Lembrando que sorvetes também apresentam leite em seu preparo, então é bom reduzir o consumo destes também.

Outra dica para a sua alimentação é a redução do consumo de alimentos ricos em açúcares, que podem levar a um aumento da produção de insulina que, por sua vez, pode aumentar a produção de sebo sobre nossa pele. Substituia-os por mais frutas e vegetais.

Zinco pode ajudar a curar sua acne. O zinco, que é encontrado na carne bovina, carne de porco, nozes, grãos e cereais enriquecidos, é essencial para uma pele saudável. É uma forma poderosa de manter a acne longe de você, através da manutenção adequada dos níveis hormonais, ajudando inclusive no processo de cicatrização. Bem como a obtenção de zinco através de alimentos, você pode tentar os tratamentos tópicos ou orais para acne. Mas vale lembrar que o consumo de carne vermelha deve ser bastante moderado por aqueles que já estão com o problema, de tal forma que você deveria aumentar mais o consumo de alimentos de origem vegetal, como as nozes, grãos e os cereais enriquecidos.

E por fim, tente incluir mais probióticos em sua dieta para ajudar sua pele a ficar livre da acne. Da mesma forma que a água, probióticos ajudam a eliminar as toxinas em seu corpo, agindo como um antibiótico natural. Você pode aumentar a ingestão de probióticos por meio de suplemento ou por consumo de alimentos, como iogurtes.