Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Alimentos Valor nutricional da carne de porco

Valor nutricional da carne de porco

Conhecida há tempos atrás como uma carne não muito adequada para consumo em virtude de ser uma carne gordurosa, atualmente a carne de porco é muito procurada pelos consumidores, pois os especialistas na área de nutrição descobriram  que essa carne possui um alto valor energético por ser rica em vitaminas, lipídios e proteínas.

Como surgiu a fama da carne de porco ser  gordurosa

A carne de porco já era conhecida como uma carne nutritiva desde os tempos da antiguidade. No entanto, com o passar do tempo a carne de porco foi considerada por muitos como sendo uma carne rica em gorduras e pobre em nutrientes em virtude  principalmente do toucinho cuja gordura  é bem visível para todos os consumidores. Porém de acordo com especialistas o teor de gordura vai depender muito do tipo de corte aplicado à carne de porco.

Um exemplo clássico é a paleta, o  pernil e o lombo, que se forem cortados sem a gordura externa vão apresentar um quantidade muito pouca quando forem consumidos. Com o avanço da genética e o cruzamento com os animais adequados os criadores de porcos conseguiram reduzir em torno de 30% da gordura total e 10% do teor de colesterol presente nessa carne.

Os especialistas informam que a carne de porco apresenta uma quantidade maior de gordura insaturada se comparada a gordura saturada. Além disso de acordo com o serviço de informação de Nutrição Humana houve também uma redução de cerca de 14% de suas calorias, em virtude da redução da gordura.

Propriedades nutricionais da carne de porco

Segundo especialistas a carne suína é um alimento rico em várias vitaminas que trazem muitos benéficios ao organismo dos seres humanos. Entre elas podemos destacar: vitamina B1 que é uma vitamina que favorece ao crescimento dos indivíduos e atua na síntese dos tecidos  digestivo, cardíacos e nervosos. Os profissionais revelam que a falta dessa vitamina no corpo da pessoa  pode ocasionar episódios de câimbras nos músculos e nevrites (quadro clínico de lesão no nervo).

Vitamina C que age estimulando o sistema imunológico do corpo , sendo de importância fundamental para a síntese do sistema ósseo, dos dentes e da formação das  cartilagens no corpo humano, além de combater a fadiga; Vitamina PP ou Niacina que contribui de maneira significativa para a respiração, crescimento e energia da células;  vitamina B2 que é responsável por um crescimento saudável nos indivíduos e a Vitamina E que é um potente antioxidante responsável pela boa  manutenção dos tecidos nervosos e musculares.

Os especialistas ainda informam que a carne de porco apresenta sua composição com nutrientes que são bem parecidos com a carne bovina que possui um paladar muito saboroso. Além de ser rica em proteínas a carne suína é fonte de várias substâncias e minerais importantes à saúde dos seres humanos como por exemplo, potássio, ferro, cálcio e fósforo. Pelo baixo teor de gordura que a carne de porco apresenta , os profissionais recomendam seu consumo alternado com outros tipo de carne, mesmo em pessoas que estão realizando dieta para emagrecimento.

Informações gerais sobre a carne de porco

Apesar de ser fonte de proteínas, vitaminas, minerais e apresentar  um baixo teor de gordura, alguns cuidados devem ser tomado no consumo da carne. Existe uma doença chamada cisticercose que é transmitida pelo corpo, por isso é necessário que em toda a criação dos animais haja uma inspeção sanitária para verificar se os suínos estão recebendo água potável e tratada e se são criados em ambientes com  higienização adequada e com uma boa alimentação.

Desse modo reduz-se  a probabilidade de haver contaminação para o ser humano quando se consumir a carne suína. Quando as pessoas compram  carne de porco devem saber a procedência dela e se houve  a inspeção da vigilância sanitária. Quando elas comem a carne em um restaurante deve se certificar de que a carne foi assada ou cozida de maneira correta.

Apesar de ser um dos tipos de carnes que são mais consumidos pelos povos ao redor do mundo, em algumas raças, culturas ou religiões , como por exemplo o islamismo, o judaísmo e o adventismo seu consumo esta vetado aos seguidores dessas comunidades, pois acredita-se que acarne de porco seja impura do ponto de vista religioso.

Tomando-se os devidos cuidados com a procedência e o preparo da carne de porco, o consumidor terá aceso a um  alimento com muitas proteínas, vitaminas e minerais que além de apresentar um bom paladar ainda traz benefícios à saúde das pessoas.

Por Salete Dias

TopBack to Top