Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Uso de suplementos alimentares por adolescentes

A adolescência é uma fase da vida de todos nós  que demanda muito cuidado e atenção por parte dos pais e responsáveis pelo grande número de emoções  que todos passam, tentando seguir modelos estabelecidos pela sociedade, em virtude da explosão de hormônios que ocorre em todo o organismo juvenil. É uma fase onde as pessoas querem fazer parte de um grupo e precisam ser aceitos de maneira incondicional pelos colegas para que consigam se sentir bem com eles próprios.

O corpo do adolescente foi sempre alvo de preocupações, pois em uma sociedade que privilegia o padrão de beleza estético em detrimento de outros valores morais  é difícil para quem não tem um corpo atlético ser considerado e aceito dentro de seu grupo de pares. Em virtude disso, muitos adolescentes na esperança de adquirirem maior força muscular  e um corpo mais bem definido por músculos, apelam para o uso de suplementos alimentares. Mas o que será que os especialistas na área de nutrição e nutrologia tem a dizer sobre este assunto. É o que veremos a seguir:

Uso de suplementos por adolescentes

De acordo com os especialistas na área, os suplementos alimentares podem ocasionar no organismo dos seres humanos tanto benefícios como também efeitos adversos. Em sua grande maioria os jovens fazem uso de suplementação alimentar na busca por um corpo ideal segundo os padrões vigentes da sociedade em que vivem. Porém a suplementação também pode ser utilizada por outros motivos , como por exemplo: prevenção de determinados tipos de  enfermidades, potencialização do sistema imunológico, compensar uma alimentação deficitária e melhorar o desempenho em esportes e competições. Dentre os suplementos alimentares que mais efeitos benéficos trazem ao corpo estão:

Os aminoácidos, a proteínas, as vitaminas, creatina, carnitina entre outros. Os especialistas advertem que os suplementos alimentares só devem ser consumidos sob acompanhamento de um profissional especializado, e que seu consumo irrestrito sem uma orientação adequada pode trazer riscos à saúde do adolescente, pelos vários efeitos adversos que podem ocorrer. Os profissionais recomendam que para um bom desempenho nos treinos e nas atividades físicas basta uma alimentação balanceada e composta de nutrientes necessários  a boa manutenção do equilíbrio orgânico. Desse modo, os suplementos alimentares só devem ser consumidos por atletas que praticam treinos severos para competição e cuja dieta balanceada não se mostrou suficiente pra o esportista atingir seu objetivo.

Definição de suplementos alimentares e atribuições

Os suplementos alimentares podem ser definidos como substâncias que são consumidas por via oral e cujo principal objetivo seria a complementação de uma dieta alimentar deficiente. Entre alguns desses suplementos , alguns mais usados  são:

Proteínas: De acordo com especialistas, as proteínas são os suplementos mais consumidos pelos jovens, em especial aquelas provenientes de albumina e do soro do leite ,que são obtidas através do leite desnatado  quando ele sofre o processo de extração de caseína. As proteínas são substâncias com alto valor nutricional e possuem como principais efeitos no organismo humano: redução da gordura, aumento da síntese muscular, redução dos elementos oxidantes e favorecimento da captação de aminoácidos para o interior das células, além de melhorar a performance física e retardar a sensação de fadiga.

Albumina: Obtida a partir da clara do ovo, a albumina possui uma concentração muito alta de proteínas além de ser facilmente digerida, sendo muito benéfica para o corpo do indivíduo.

Alguns cuidados na ingestão excessiva de proteínas

Os especialistas advertem para o risco de uma ingestão excessiva de proteínas, pois esse fato pode acarretar aumento da produção  de uréia, com o surgimento de dores abdominais, diarreia e em casos mais graves aumenta o risco do indivíduo ficar desidratado.

Considerações finais

Os profissionais da área de nutrição e nutrologia informam que apesar dos suplementos alimentares serem consumidos regularmente por adolescentes que frequentam academias de ginástica ou atletas que participam de competições esportivas, o principal objetivo para o consumo desses suplementos seria melhorar uma dieta alimentar deficitária, prevenir algumas patologias e potencializar o desempenho esportivo.

No entanto, os pesquisadores sobre o tema informam que até o presente momento ainda não houve uma comprovação cientifica de que somente o uso  destes suplementos alimentares seriam benéficos para o organismo humano. O que se provou é que em casos de carência alimentar, a suplementação  pode fornecer ao corpo do individuo os nutrientes necessários a sua recuperação. Os pesquisadores alertam para o fato da necessidade de maiores estudos científicos nesta área, para que os adolescentes e as pessoas de uma maneira geral possam fazer uso dos suplementos alimentares de uma maneira segura e eficiente.

Por Salete Dias

If you liked that, check these...

A berinjela

Fertilidade e alimentação

Pistache