Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Um guia com passos para uma nutrição adequada

Adquirir uma alimentação adequada é muito mais do que simplesmente eliminar o cheeseburger, apesar de que seria um bom começo! Se você quiser experimentar os benefícios de um estilo de vida saudável e ativo, então o primeiro passo é ajustar a sua alimentação.

A mudança nutricional é antes de tudo, uma mudança de vida, e por isso sua mente realmente tem de estar pronta. Não é uma coisa fácil quebrar um hábito. Assim como cigarro e álcool pode ser viciante, também os maus hábitos alimentares como batata frita e comer alimentos fritos podem ser difíceis de serem retirados.

Você precisa começar por convencer a si mesmo de que precisa urgentemente de uma mudança. Prepare seu corpo para o novo estilo de vida que pode ser um processo de várias etapas: a primeira das quais é verificar se você está saudável o suficiente para começar uma série de exercícios.

O corpo físico tem de estar em ordem. Depois disso, você terá que controlar os alimentos que você pode e não pode comer, e terá que fazer seu corpo ingerir menos “embora saudáveis” calorias. Na sequência do segundo passo, você vai precisar se informar sobre uma ampla gama de alimentos. Não só os seus valores nutricionais, mas também várias receitas e técnicas de preparação diferentes.

Lembre-se que esta é uma mudança de estilo de vida completo. Não é para você comer saudável somente uma semana e depois voltar ao hábito antigo. Você precisa ter acesso a várias informações sobre como fazer a manutenção. Essa manutenção será muito importante nas vezes em que você tentar jogar os mesmos velhos produtos em seu carrinho de compras, pois o mercado é um lugar tentador para adquirir itens alimentares em excesso.

Você não terá de sacrificar vários alimentos que você ama, uma vez que você estará informado sobre o processo. Você vai aprender como identificar alternativas saudáveis. Você poderá manter um diário observando as escalas de alimentos, para acompanhar o seu progresso. E para manter o seu peso ideal, você deve fazer alterações importantes em locais onde se guarda os produtos alimentícios como armários e geladeira.

Esse é o momento onde os homens não devem se comportar como meninos (ou as mulheres como meninas). Preparar seu alimento corretamente é tudo. Se você encharcar tofu em massa e frios, é a mesma coisa que está comendo frango frito. Você terá de começar a cozinhar, assar, escaldar e grelhar alimentos em vez de fritar e refogar.

Você terá que substituir a manteiga por azeite, vá com calma com o sal e limite seus lanches calóricos. Agora que sua mente e corpo estão preparados e você tem uma ideia de como irá fazer a sua alimentação, é hora de começar com um programa de exercícios. Comece devagar no início, certificando-se de exercitar pelo menos 20 minutos todos os dias. Para quem trabalha fora, uma boa opção é aumentar a duração e a intensidade da atividade gradualmente.

Tudo que você aprende é mantido pelas células do cérebro se você realmente seguir com o aprendizado. Você vai ter que estar motivado a mudar. Porém é importante compreender que os resultados virão de forma gradativa. Você precisa seguir permanentemente um estilo de vida mais nutritivo, pois é uma recompensa para si mesmo.

Lembre-se de usar essas dicas acima para ajudar você a viver uma vida mais saudável e ficar mais ativo.