Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Tomate

O tomate, membro das Solanáceas, é outro dos alimentos que apresentam muitos benefícios ao nosso organismo e por isso você deveria conhecê-lo melhor! Presente na maioria das dietas, ele auxilia no retardamento do envelhecimento celular, ajuda na manutenção intestinal e reduz a incidência de câncer, principalmente de pâncreas e cervical, dentre tantas outras coisas.

Tomate e Saúde

Consumir tomate cru ou cozido (são as duas melhores formas de consumi-lo, por isso abuse dele em saladas, sopas e molhos) pode ajudá-lo em:

  • Combater afecções da próstata, bem como evitar a formação de células cancerosas nela;
  • Ação depurativa, diurética e laxativa (o tomate é rico em fibras, o que ajuda a regular o funcionamento do intestino);
  • Manter a formação de novas hemáceas (células responsáveis pelo transporte do oxigênio) e leucócitos (células responsáveis pelo sistema imunológico), sendo portanto útil na defesa contra infecções;
  • Combate à arteriosclerose;
  • Combate a infecções e formação de células cancerosas no sistema digestivo;
  • Evita a oxidação do colesterol.

Os Nutrientes do Tomate

Esta fruta (sim, tomate é fruta, não verdura!) é rica em licopeno (um antioxidante importante para o nosso organismo), folato (importante na formação e maturação das células do sangue), em sais minerais (potássio, sódio, fósforo, cálcio, magnésio e ferro) e fibras. Quando consumido cru, é rico também em vitaminas A, complexo B e C (quando industrializado, grande parte dessas vitaminas são destruídas, e por isso muito dos produtos industrializados são enriquecidos).

Tomate: Rico em Antioxidantes

Por ser rico em licopeno (substância que lhe confere a cor avermelhada – logo, quanto mais vermelho, mais licopeno) e vitaminas A e C, substâncias antioxidantes, o tomate possui importante papel no combate dos radicais livres, ajudando assim no retardamento do envelhecimento celular.

Por evitar o envelhecimento celular bem como a formação de células com problemas, os antioxidantes são importantes também no combate à formação de células cancerígenas.

Isso garante ao tomate um papel importante, não somente na manutenção do peso (como veremos a seguir), mas também pelos benefícios que traz ao nosso organismo.

Usando Tomates em Dietas

O tomate é um alimento pouco calórico, repleto de sais minerais, vitaminas e água e por último, mas não menos importante, boa fonte de fibras, que ajudam na manutenção do nosso intestino. Por essas características, o tomate é muito importante nas mais diversas dietas, inclusive aquelas que visam a perda de peso.

O consumo de tomate em saladas é então uma das formas mais indicadas para quem deseja perder peso, pois as verduras presentes na salada ajudam a saciar a fome, enquanto que o tomate (bem como outras verduras e legumes) oferece muitos nutrientes e ajuda a regular o intestino. É recomendável que a salada seja consumida de 10 a 20 minutos antes do prato principal, a fim de dar tempo para que os estímulos indicando a saciedade sejam perfeitamente compreendidos pelo cérebro, reduzindo assim a “vontade de comer muito”.

Cuidado com os agrotóxicos

Infelizmente o tomate é um dos alimentos mais prejudicados por agrotóxicos, devido à grande quantidade deles a que é exposto a fim de manter sua cor bonita, bem como a aparência. Sendo assim, lembre-se de lavar muito bem os tomates antes de preparar molhos, saladas, sopas ou mesmo de consumi-lo cru, ok?

Referências Bibliográficas

SAÚDE EM MOVIMENTO, Tomate e seus poderes

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, Tomates

SANAVITA, Tomate x Câncer de próstata

INFOESCOLA, Importância do tomate