Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Sete dicas para tornar as refeições mais saudáveis

A maioria das pessoas deseja uma pílula mágica que possa ajudar a ter um corpo saudável e tonificado, enquanto continua a comer tudo o que sente vontade. Infelizmente, essa pílula ainda não existe. Entretanto, se você pretende melhorar a sua saúde, siga estas sete dicas para tornar as refeições mais saudáveis:

1. Nutrientes poderosos – Certifique-se de comer vegetais. Muitas pessoas não comem vegetais suficientes em sua dieta, porque elas não sabem como prepará-los para que fiquem saborosos. Para fazer os vegetais de modo fácil, você deve comprá-los frescos e então congelá-los. A maior parte da nutrição é preservada, e tudo que você precisa fazer é adicionar um pouco de molho de tomate ou azeite para torná-los mais gostosos. Adicione uma variedade de diferentes vegetais na sua dieta e tente obter a quantidade de pelo menos uma xícara de vegetais em cada refeição.

2. Lembre-se sempre de ter um café da manhã nutritivo – Muitas pessoas estão com pressa para sair de manhã e pulam a refeição mais importante do dia. Seu corpo passou uma noite inteira sem qualquer alimento e o café da manhã é uma parte importante para manter a energia, bom humor e a nutrição adequada. Procure comer alimentos como frutas e outros que sejam fonte de carboidrato e proteína, para começar bem o seu dia de trabalho.

3. Coma direito – Concentre-se em comer pequenas porções em cada refeição. Muitas pessoas não percebem quantas calorias consomem em cada alimentação. Os restaurantes são notórios em oferecer aos consumidores refeições com alto teor calórico, em porções de duas ou mais vezes a quantidade da porção saudável. Concentre-se em comer a quantidade que fica dentro de uma faixa equilibrada de calorias que você precisa para manter seu peso ideal.

4. Adquira o comportamento de comer somente o alimento que você precisa – É muito fácil criar o hábito de consumir lanches durante todo o dia, além de comer as refeições regulares. Comer não é uma coisa ruim, o recomendável é que o indivíduo faça pequenos lanches entre as principais refeições, no entanto esses lanches devem ser saudáveis e pouco calóricos. Isso ajuda a manter os seus níveis de açúcar no sangue durante todo o dia e gera menos estresse para o seu sistema digestivo. É importante seguir esse caminho, e fracionar sua alimentação em cinco ou seis pequenas refeições, apenas certifique-se de manter o total de calorias em equilíbrio, dentro de uma quota adequada diariamente.

5. Adicione várias cores diferentes de frutas em sua dieta – As frutas têm flavonoides e outros nutrientes importantes para sua pele. Além disso, as frutas são muito ricas em antioxidantes. Se você tem dificuldade em manter a fruta fresca antes que você possa comer, compre e congele. Encontre formas criativas para consumir mais frutas em sua dieta, utilizando-as como coberturas livres de gordura como iogurtes batidos e saladas de frutas.

6. Certifique-se de que você tem pelo menos uma porção de proteína em cada refeição. Muitas pessoas não percebem o poder da proteína e os efeitos à saúde que vem dos aminoácidos que ela contém. Se você não gosta de comer carne, junte o arroz e feijão para uma proteína completa, ou coma tofu, peixe e ovos. Proteína em pó ajuda como um suplemento, mas não é um substituto saudável para a proteína a partir dos próprios alimentos.

7. Pare um pouco de fazer dieta – Em vez de fazer uma dieta, se concentre em fazer pequenas mudanças ao longo do tempo em seus hábitos alimentares para que sua alimentação fique cada vez mais saudável. Isso ajuda você a criar bons hábitos alimentares que irão resistir ao longo do tempo. Trabalhe de maneiras simples para integrar alimentos saudáveis e prepare refeições fáceis em sua rotina diária. Se você acha que deve fazer dieta, tente não usar a palavra “dieta”. Isto implica que você está comendo de uma determinada maneira temporária e que voltará mais tarde aos antigos hábitos. Ao invés disso concentre-se em fazer “mudanças no estilo de vida”. Assim provavelmente você pode ter uma alimentação saudável por ter recebido uma boa informação, com dedicação e coerência.

Mantenha o seu planejamento de nutrição em mente em suas refeições a cada dia da semana, e você começará a ver a sua saúde melhorar em todos os níveis, inclusive proporcionando-lhe mais energia.