Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Alimentos Salmão e seus Benefícios

Salmão e seus Benefícios

Quem nunca ouviu falar ou já provou um peixe de cor alaranjada ou cor-de-rosa suave e que é consumido por nove entre dez celebridades pelos benefícios que traz a saúde? Quem pensou no Salmão não imagina o quão benéfico esse peixe, quando ingerido pelo ser humano, pode ser ao seu organismo. Habitante de águas frias, o salmão é conhecido por ser uma fonte de ácidos graxos ômega-3 que é importantíssimo ao organismo humano, pois tem  a propriedade de evitar as placas obstrutivas das artérias, além de combater os triglicerídeos e diminuir o colesterol. A coloração diferenciada do salmão é devido a um pigmento chamado astaxantina, já que o peixe é originalmente de cor branca.

A cor alaranjada é devido aos  camarões que acumulam o pigmento na casca e nos músculos e são comidos pelo salmão, que armazenam então o pigmento em seu tecido gorduroso o que lhe confere a coloração alaranjada ou cor-de-rosa.

Alvo de Vários Estudos Científicos

Segundo pesquisadores que conduziram estudos científicos sobre os benefícios da alimentação no organismo humano, um prato de salmão se consumido pelo menos três vezes por semana já garante vários  benefícios à saúde de idosos, adultos e crianças, pois o peixe é uma fonte rica em proteínas que possuem um valor nutritivo muito alto, sendo superior inclusive as que são encontradas nas carne de boi e porco, por exemplo.

Além disso, as proteínas encontradas nos peixes favorecem o processo de digestão pois apresentam uma alta digestibilidade pelo organismo. Normalmente, para desfrutar totalmente dos benefícios que o salmão oferece, os profissionais especializados em nutrição recomendam uma ingestão de cento e oitenta gramas por dia podendo ser consumido grelhado, em forma de sashimi ou assado.

Benefícios ao Coração

De acordo com pesquisadores da Associação Americana do Coração, mesmo as pessoas que não apresentam nenhum problema no coração podem se beneficiar com o consumo de peixes que são ricos em ômega-3 como o salmão. Um estudo recente feito com mais de vinte mil médicos conhecido como Estudo da Saúde dos Médicos, levantou a hipótese de que a ingestão do salmão pode diminuir  em até oitenta por cento o  risco do indivíduo sofrer algum ataque cardíaco.

Uma outra pesquisa hipotetizou que os ácidos graxos ômega 3 poderiam reduzir em até trinta e três por cento, o risco de pessoas do sexo feminino chegarem a óbito em virtude de complicações cardíacas. Vale ressaltar que o consumo única e exclusivamente de salmão não é suficiente para o efeito terapêutico. Os especialistas aconselham que uma dieta balanceada com  grãos e cereais combinados com carne magra, frutas e hortaliças são indispensáveis à manutenção da saúde dos indivíduos.

Consumo de Salmão para Tonificar os Músculos

De acordo com estudo científico realizado por um profissional da área de saúde norte-americano, o salmão poderia auxiliar o individuo a tonificar seus músculos corporais, pois o peixe junto com outros alimentos como legumes, verduras, frutas e grãos  tem a propriedade de combater os radicais livres que são responsáveis pela diminuição da produção de colágeno,reduzem o armazenamento de tecido adiposo no corpo humano e aumentam o tônus muscular, sendo excelente para aqueles que praticam atividades físicas para obterem um corpo magro e definido.

Outros profissionais reforçam essa afirmação, confirmando que os peixes de um modo geral são fontes de DMAE , que é uma substância importante no combate à flacidez corporal além da ingestão de proteínas e gorduras boas encontradas nas amêndoas, azeite  de oliva ou nas azeitonas, por exemplo, que quando são consumidas com outros alimentos auxiliam na redução do armazenamento de gordura no corpo humano.

Curiosidades sobre o Consumo de Salmão

De acordo com profissionais, alguns pacientes do estudioso  norte-americano que ressaltou a importância do salmão criaram o hábito  de consumir salmão defumado como primeira alimentação  logo pela manhã. No entanto, os especialistas em nutrição informam que para conseguir os  benefícios para saúde  da proteína do salmão, basta trocá-la pelo consumo de cereais e alimentos como a castanha que  é rica em proteínas oleoginosas, além de frutas no café da manhã.

Outra curiosidade sobre o salmão é que ele serve como base alimentar  para os  esquimós, e foi através dos estudos populacionais realizados com esses povos, que foi descoberto os benefícios do peixe para o coração, e a partir daí suas propriedades foram propagadas para o resto do mundo.

Por Salete Dias

TopBack to Top