Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Reaproveitamento dos alimentos

O alimento é algo essencial para que o ser humano possa viver. Através dele é que obtemos a energia necessária para desempenhar uma série de atividades bem como para manutenção do nosso metabolismo. No entanto, muitas pessoas são privadas do direito básico da alimentação por conta da situação econômica que se encontram. É muito comum vermos crianças, adultos e até mesmo idosos pedindo esmolas para conseguir se alimentar, em contrapartida estudos revelam que cerca de 30% da produção de alimentos do mundo vai para o lixo.

Essa mal distribuição dos alimentos colabora grandemente com o aumento da pobreza no Brasil, no entanto a população muitas vezes não sabe que pode contribuir para que esses números diminuam através do reaproveitamento dos alimentos. Muitos alimentos são jogados no lixo, quando ainda podem fazer parte de diversas preparações culinárias, além disso muitos dos alimentos que são descartados possuem um grande valor nutricional o que incentiva ainda mais a prática do reaproveitamento.

A educação nutricional é fundamental para que a população saiba reaproveitar da melhor forma possível os alimentos. Através das informações a cerca do conteúdo nutricional dos alimentos é possível que a pessoa possa distinguir os produtos que serão bons ou ruins para o organismo, além disso é também possível que o indivíduo possa obter diversos tipos de receitas e dicas que podem ser utilizadas no reaproveitamento.

Como evitar o desperdício de alimentos

  • O desperdício dos alimentos já deve ser evitado na hora em que o indivíduo vai às compras. É importante que se evite adquirir produtos perecíveis em quantidade superior ao que for realmente utilizado. Alimentos como frutas, verduras, legumes, leite e derivados devem ser comprados em quantidades que atendam as necessidades da família ou de uma pessoa por um curto período de tempo.
  • Na hora de preparar as refeições o indivíduo também deve ser consciente a ponto de evitar preparar uma grande quantidade alimentos que mais tarde seja desprezado.
  • Utilizar equipamentos adequados para cortar os alimentos também é fundamental, pois evita que uma grande parte do alimento seja retirada na hora do corte.

Enfim, com medidas simples e fáceis de serem aplicadas é possível evitar o desperdício de alimentos.

Utilização integral do alimento

A importância da utilização das sobras vai além do fato de evitar o desperdício de alimentos. Pois nas cascas e talos de  frutas, verduras e legumes é que estão grande parte dos nutrientes presentes nesses alimentos. O que falta na sociedade é orientação para que o indivíduo saiba como proceder com as sobras dos alimentos, pois muitas pessoas não conhecem que finalidade pode ter uma casca de banana, por exemplo.

Algumas entidades hoje já disponibilizam cursos com diversas receitas de preparações feitas a partir de casca e talos de alimentos, ao fazer o curso, na maioria das vezes o indivíduo tem a oportunidade de experimentar essas preparações e constatar que elas podem ser bastante deliciosas.

O uso integral dos alimentos é hoje defendido por uma série de profissionais que desejam além de uma melhor saúde evitar o desperdício de produtos alimentícios.

Considerações finais

Promover estratégias que combatam o desperdício de alimentos e incentiva o seu reaproveitamento, dever ser algo cada vez mais presente em nossa sociedade. As escolas devem promover esse incentivo ainda na infância para os pais e os filhos, pois quando as crianças aprendem algo e traz esse aprendizado para a o seu dia a dia com o auxílio dos pais, esses hábitos podem ser incorporados para o resto das suas vidas.

Atualmente muito se fala em sustentabilidade do meio ambiente, dessa forma as pessoas procuram evitar o gasto excessivo de água, separar o lixo corretamente entre outras atitudes que são extremamente benéficas ao meio em que vivemos. Entretanto, muitas pessoas não ficam atentas quanto ao desperdício de alimentos. Evitar o desperdício de alimentos é fundamental para conseguirmos viver em uma sociedade mais igualitária.

 

 

 

 

If you liked that, check these...

O Leite

Alimentação não saudável

A tangerina