Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Propriedades da farinha de frutas

O crescimento de frutas e vegetais é limitado em muitos países para certas épocas e localidades. A fim de atender a demanda do mercado ao longo do ano em todas as áreas, os produtos são preservados utilizando-se diferentes técnicas. Devido ao seu alto valor e grande apelo para os consumidores, as frutas e os vegetais sempre foram de interesse para os cientistas como alimentos de matéria-prima para produtos transformados. Nesse artigo analisaremos quais as propriedades da farinha de frutas e sua ação no organismo humano.

Pesquisa com Graviola

Um projeto de pesquisa de graduação em engenharia de alimentos concentrou seus estudos totalmente na preservação de frutas. O fruto que foi estudado foi a graviola, enquanto a técnica de preservação foi a secagem. A graviola é extremamente suculenta. Porém não é muito consumida enquanto fruta. A pele, rasga-se facilmente, bastando cortá-la como se fosse uma melancia.

A textura interior pode não parecer boa, mas o sabor é refrescante e saboroso. No entanto, ela amolece muito rapidamente durante a maturação e se torna difícil de ser consumida fresca. A graviola é rejeitada no mercado por causa de lesão externa ou de forma irregular de tamanho.

É principalmente consumida como frutas frescas. Portanto, pode tornar-se uma fonte potencial de matéria-prima para purê, suco, geleia, gelatina em pó, barras de frutas e flocos. Também é excelente para fazer bebidas refrescantes, sorvetes e aromatizantes, ou cobertura para sorvete e sobremesa. É classificado como uma fruta tropical.

A graviola é uma fruta altamente perecível, com vida útil curta. Uma vez que o sumo foi extraído e colocado em armazenamento, será necessário um tratamento considerável antes de ser oferecida para o consumidor. De modo que, a farinha da fruta é uma alternativa para consumi-la em estado fresco.

Vários métodos podem ser utilizados para a produção de farinha da fruta, mas o mais bem sucedido inclui a secagem por congelação, secagem na esteira de espuma, secagem por pulverização e túnel de secagem. Os pesquisadores usaram com sucesso a técnica de liofilização para converter produtos da farinha em pó, embora o processo de liofilização seja conhecido por ser o mais caro.

Processos Utilizados para produção da farinha de frutas

Método de secagem: a secagem é bem conhecida por ser o método mais barato de secagem do pó de uma qualidade aceitável. O processo de secagem da espuma é relativamente um processo simples e barato.

Secagem por pulverização: é uma técnica amplamente utilizada para a produção de sumos de fruta em pó e tem provado ser um método eficaz para a obtenção de diversos produtos. Essa técnica tornou-se o método mais importante para a desidratação de alimentos líquidos, tais como o pó de café, leite e ovo, também é usado extensivamente nas indústrias químicas e farmacêuticas.

Este processo de conversão de pequenas gotículas de líquido seco em pó quando em contato com o ar quente, uma rápida evaporação mantém a temperatura da gota em um nível baixo, para que altas temperaturas do ar de secagem possam ser aplicadas sem afetar a qualidade do produto. A farinha de fruta que é produzida dessa maneira tem uma boa qualidade, baixa atividade de água e é mais fácil para transporte e armazenamento. Isto é devido à redução de volume e maior estimativa de vida na prateleira.

Além disso, o pó seco por pulverização é estável e pode ser produzido a um custo menor. A secagem por pulverização é constituída pelas seguintes operações unitárias: pré-concentração de líquido, atomização, secagem em corrente de gás quente e seco, separação do pó a partir do gás úmido, resfriamento e embalagem de produto.

Quais são os benefícios de pó de frutas framboesa?

Comer framboesas pode fornecer benefícios à saúde. Eles incluem prevenção às doenças cardíacas e combate a mudanças relacionadas à idade. O mecanismo subjacente a esses benefícios ainda é desconhecido, mas os produtos químicos, tais como antocianinas, tem efeitos antioxidantes potentes.

Impede ulceração estômago – A prescrição de medicamentos pode ajudar a tratar úlceras de estômago, mas estas drogas muitas vezes causam efeitos colaterais. Um tratamento mais natural – com framboesas pretas – pode vir a proporcionar uma alternativa mais saudável.

As mulheres têm um risco relativamente alto para a aquisição de câncer de mama. A causa deste risco permanece desconhecida, mas a prevenção tornou-se uma prioridade. Aumentar sua atividade física pode reduzir o risco e melhorar a sua dieta pode ajudar também. Um estudo realizado sobre o efeito do pó de framboesa preta em animais com câncer de mama, no qual foi adicionando esse pó à dieta de roedores por seis meses demonstrou uma redução do número e tamanho dos tumores.

Suprime tumores de esôfago – Uma investigação avaliou a capacidade do pó de framboesa preta para suprimir o desenvolvimento de tumores de esôfago. Animais de laboratório com câncer de esôfago receberam framboesas em pó durante 20 semanas. Ratos que receberam as bagas tiveram menos tumores do que os controles. Os tumores restantes também foram menores em tamanho.

Diminui pólipos retais – Um ensaio clínico descrito testou o impacto de framboesas em pó em adultos com câncer de cólon. Os pacientes receberam doses diárias de pó de framboesa preta durante nove meses. Em relação ao placebo, o tratamento provocou uma redução de 50% do número de pólipos.

Por Salete Dias