Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Preparo de sobremesas sem açúcar

A maioria das pessoas que tentam limitar a sua ingestão de carboidratos evita consumir farinha e açúcar. Farinha e açúcar são ricos em carboidratos e calorias, e não fornecem um alto valor nutricional. Em vez disso, a pessoa pode preparar sobremesas saborosas e que as satisfaçam e que não contenham farinha ou açúcar adicionado, embora possam conter pequenas quantidades de açúcar natural. Nesse artigo veremos a importância do preparo de sobremesas sem açúcar para auxiliar na saúde dos indivíduos.

Chocolate escuro

O chocolate escuro é o tratamento perfeito e saudável para os amantes do chocolate. Para evitar a inclusão de qualquer tipo de açúcar na dieta, a pessoa pode escolher um chocolate escuro contendo pelo menos 85 % de cacau. Segundo especialistas, dois a três quadrados de chocolate escuro contém em média 105-158 calorias, 1,5 a 2,2 g de fibras e de 2,5 a 3,8 g de açúcar.

Esta quantidade de açúcar é muito pequena, mas se a pessoa desejar eliminar completamente o açúcar, ela deve escolher o chocolate escuro com 99 % de cacau. Duas a três quadrados de chocolate com 99 % de cacau fornecem 100 a 150 calorias, 9,8 g, 3 a 4,5 g de fibras e 0 g de açúcar.

Sobremesa que não contém adição de açúcar

Para fazer uma sobremesa que não contenha açúcar, a pessoa deve selecionar cerca de uma xícara de frutas vermelhas, como amoras, framboesas, morangos. Cubra os pedaços da fruta com 1/2 copo de iogurte simples. Este iogurte é do tipo grosso e cremoso, mas é livre de adição de açúcar.

Se a pessoa quiser pode também iniciar a sua sobremesa com uma colher de sopa de frutas secas, coco ralado sem açúcar. Se a pessoa escolheu morangos como fruta, a sobremesa irá conter 194 calorias, 2,3 g de fibras e de 10,9 g de açúcar. O coco adiciona cerca de 90 calorias, 2 g de fibra e 0 g de açúcar.

Maçã assada

Para uma sobremesa reconfortante em um dia frio, preparar uma maçã assada é uma ótima opção. Lave a maçã completamente e retire o núcleo. É possível preencher o centro da maçã com uma mistura de 1/2 colher de nozes, 1/2 colher de sopa de coco ralado sem açúcar, e 1/2 colher de sopa de manteiga de amêndoa.

Na sequência a pessoa deve assar no forno por aproximadamente 20 minutos ou até ficar bem macia. Esta sobremesa não leva açúcar ou farinha e contém 265 calorias, 6,2 g de fibras, e 16,4 g de açúcar.

Frutas e queijo

A pessoa pode terminar a refeição com um prato de frutas frescas e queijo. Basta Incluir pequenos pedaços de qualquer tipo de queijo que ela goste, como cheddar, queijo de cabra, breie ou queijo mussarela, junto com as frutas. Depois podem ser cortadas algumas fatias de maçãs e peras, algumas uvas e morangos, se a pessoa quiser.

Este prato de frutas e queijo é livre de farinha e açúcar, mas contém o açúcar natural nas frutas. Alternativamente, a pessoa pode misturar suas frutas favoritas com queijo cottage. Fatie em cubos mangas, abacaxis ou morangos para uma refeição que contenha apenas os açúcares naturais de frutas.

 Por que as pessoas gostam tanto de sobremesas doces?

As pessoas não estão sozinhas em seu amor por sobremesas doces. Na verdade todos nós amamos os sabores adocicados que nos dão uma enorme sensação de prazer e alegria quando ingeridos.

Muitas de nossas sobremesas favoritas provavelmente nos trazem de volta a uma época em que éramos muito pequenos, e alguém nos ofereceu um doce de leite para nos acalmar ou para nos agradar. E assim começou os aromas de sobremesas fresquinhos a desencadearem lembranças do passado, tornando difícil para algumas pessoas resistirem às sobremesas doces.

Infelizmente, a sensação de prazer que as pessoas sentem ao comerem sua sobremesa favorita pode se normalmente substituída depois de algum tempo, pela sensação de cansaço, inchaço, e ter vontade de comer sempre mais (compulsão alimentar). Alguma vez você já pensou em como suas sobremesas favoritas afetam o seu corpo, com seu glúten, laticínios, insalubres gorduras trans e açúcar refinado?

Estas sobremesas podem contribuir para o envelhecimento precoce, inflamação do intestino irritável, acúmulo de muco e problemas estomacais de uma maneira geral. A boa notícia é que a pessoa pode fazer deliciosas sobremesas sem todos os ingredientes refinados que comprometem sua saúde.

Uma vez que ela saiba quais são os ingredientes adequados, não fica difícil de fazer. Atualmente existem versões saudáveis de nossas sobremesas favoritas, bastando para isso adicionar os produtos certos.

Por Salete Dias