Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Por que no inverno a vontade de comer aumenta?

Quando o inverno passa a maioria das pessoas notam que ganharam alguns quilos  a mais. Uns admitem que realmente comeram mais na estacão mais fria do ano, outros no entanto não entendem o motivo do aumento de peso corporal, porém admitem que sentiram mais fome nessa temperatura mais fria. Mas por que será que no inverno a vontade de comer aumenta? Será que isso realmente ocorre? É o que veremos a seguir.

O que ocorre com o corpo humano durante o inverno

Quando as temperaturas caem com  a chegada do inverno, a temperatura do corpo humano também fica mais baixa, fazendo com que  cada  vez que a pessoa se alimente e seu organismo realize uma produção energética para que possa realizar seu metabolismo de maneira adequada. Diante desse fato a fome no inverno tende a aumentar para que o individuo ao ingerir alimentos possa produzir calor com o objetivo de elevar sua temperatura. Assim há realmente uma vontade maior de ingerir comidas calóricas quando os seres humanos sentem frio.

Além disso de acordo com alguns pesquisadores há ainda a relação sentimental que o individuo estabelece com os alimentos que consome. Um exemplo é que nas temperaturas frias, as pessoas costumam se alimentar com comidas quentes ou mais gordurosa, e portanto mais calóricas na tentativa inconsciente de obter uma sensação de bem-estar ou conforto.

Os especialistas na área de nutrição orientam às pessoas ao invés de tomarem um copo de chocolate quente por exemplo, substituir a bebida por uma xícara de chá quente, assim o o indivíduo terá a sensação de prazer ao beber o líquido e ainda terá a vantagem de não aumentar seu peso corporal.

Cuidados para quem  está acima do peso

Quando a pessoa esta com o índice de massa corporal (IMC) considerado normal e no inverno abusa um pouco mais das comidas calóricas, aumentando com esse comportamento dois quilos, não deve se preocupar em demasiado pois há uma probabilidade muito grande de perdê-los com uma boa dieta.

No entanto, se o indivíduo já está acima de seu peso corporal deve tomar um cuidado maior para não engordar muito nesse período de temperaturas mais baixas. Uma boa opção é manter a prática de exercícios físicos que devem ser realizados regularmente.

Além disso a escolha da alimentação que será consumida é muito importante, pois de acordo com pesquisas científicas que foram realizadas, durante a estação mais fria do ano as pessoas demonstraram uma alteração nos níveis de colestrol em virtude da aquisição de uma dieta mais calórica no inverno.

Sugestões para manutenção do peso no inverno

Uma sugestão muito importante para não engordar no inverno pelo aumento da vontade de comer é tomar cuidado com os alimentos muito calóricos que são ingeridos, aumentando a ingestão  de comidas pouco calóricas e com grande quantidade de fibras que aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que o indivíduo sinta menos vontade de comer.

Outra opção interessante seria a ingestão de comida a cada três horas,  no intervalo das refeições principais. No entanto, se a pessoa não conseguir controlar os alimentos que consome, abusando de comidas gordurosas, o ideal é procurar um aconselhamento com um profissional da área de nutrição que poderá auxiliá-lo nessa tarefa.

Porém o que não pode faltar na rotina de quem precisa manter o peso corporal durante as temperaturas  frias do inverno é praticar com frequência atividades físicas, para que o excesso de alimentação calórica consumida pelo indivíduo possa ser compensado pela prática do exercício  fazendo com que ele não engorde muito.

Considerações finais

Segundo especialistas na área de endocrinologia, nas temperaturas frias do inverno o corpo humano aumenta um pouco sua produção energética para fazer com que a temperatura corporal se mantenha estável. Algumas pesquisas científicas realizadas sobre o tema nos países onde há um frio intenso durante o inverno constataram um aumento maior de peso na população local, em virtude da necessidade em fazer a reposição energética para poder manter a temperatura mais alta no organismo e conseguir suportar as temperaturas muito baixas do meio ambiente.

Para evitar que o indivíduo engorde no inverno o ideal é que ele mantenha um alimentação de baixas calorias, ingerindo muitas fibras que conferem a sensação de saciedade. Além disso a prática constante de atividades físicas que devem ser realizadas principalmente nessa época do ano.

Por Salete Dias