Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Peixe

O peixe é um alimento muito rico em diversos tipos de nutrientes, eles são animais aquáticos que apresentam o corpo coberto por escamas e podem ser classificados como cartilaginosos, ósseos entre outros. Os peixes são extremamente importantes na alimentação humana.

Eles pertencem ao grupo das carnes e pode ser consumido em substituição a tão conhecida carne vermelha. Como já foi dito, eles são essenciais a uma alimentação saudável. O consumo de peixe representa diversos benefícios à saúde, portanto esse consumo deve ser cada vez mais estimulado na nossa população, que ainda consome muito pouco esse alimento.

O peixe e seus nutrientes

O peixe apresenta em sua constituição um teor de gordura muito inferior ao da carne vermelha. Além disso, a gordura presente no peixe são ácidos graxos essenciais que devem ser fornecidos ao organismo por meio da alimentação. Através dos peixes podemos obter o tão conhecido ômega 3 que promove diversos benefícios a saúde.

Ele também apresenta minerais como cálcio, fósforo, cobalto entre outros, além de conter vitaminas A, B e D.

Peixe

Benefícios do peixe à saúde

  • O consumo de peixe está diretamente relacionado à diminuição do colesterol ruim e do aumento do bom colesterol. Dessa forma, ele é essencial para evitar o acúmulo de gordura nas artérias que causam um processo conhecido como aterosclerose;
  • Todos já devem ter ouvido falar que pessoas que costumam esquecer as coisas devem comer peixe. Isso é falado, porque o peixe apresenta compostos que interferem no funcionamento do cérebro e com isso ele pode prevenir possíveis problemas de memória além de contribuir para o desenvolvimento mental;
  • Ele é um excelente alimento para mulheres que estão grávidas, pois além de ser considerado um alimento saudável o peixe auxilia na prevenção da depressão pós parto e no desenvolvimento do cérebro da criança;
  • O peixe também atua na prevenção de processos inflamatórios, atua também no controle da hipertensão arterial;
  • Previne os processos de trombose pois auxilia na redução da agregação das plaquetas;
  • Excelente fonte de proteínas que são consideradas de alto valor biológico;
  • Auxilia no processo digestório.

Os peixes são alimentos que devem ser consumidos no mínimo duas vezes por semana, é importante lembrar que é melhor consumi-los cozidos ou grelhados.

O hábito de consumir esse alimento tão saudável deve ser bastante incentivado principalmente entre as crianças, não que este alimento não seja importante para adultos, mas porque quando o hábito é criado na infância, ele geralmente é mantido na vida adulta.

Benefícios do ômega 3 presente nos peixes

Conhecido como ácido graxo essencial, o Ômega 3 é uma espécie de gordura que é considerada de extrema importância para manutenção da saúde do organismo humano. De acordo com especialistas, o Ômega 3 é um nutriente que deve ser obtido através de alimentos que são ricos nele, uma vez que o corpo dos seres humanos não tem capacidade para produzi-lo.

Opinião dos especialistas sobre o ômega 3

Segundo profissionais especializados, os benefícios do ômega 3 foi demonstrado por uma quantidade bem grande de estudos científicos que revelaram que o ômega 3 é muito importante não só para coração dos indivíduos, como também para todo o sistema circulatório dos seres humanos. Outros benefícios que foram relatados incluem: diminuição da pressão arterial, sendo portanto indicado para pessoas hipertensas, possuem também ação antiinflamatória;

Atuam reduzindo as taxas de triglicerídeos e colesterol; ajudam a evitar o entupimento dos vasos sanguíneos por sua propriedade anti-trombos. Os outros benefícios que foram relatados pelos especialistas através de pesquisas realizadas, estão relacionados a capacidade do ômega 3 em reduzir o risco do indivíduo vir a ser acometido com alguns tipo de enfermidades, como por exemplo:

O acidente vascular cerebral, o diabetes, a asma, artrite reumatoide, inflamações intestinais como colites, redução da capacidade mental e em alguns casos até mesmo alguns tipo de câncer. Vale ressaltar que os sintomas dessas doenças devem ser acompanhados por um clinico pela gravidade com que afetam o organismo humano.

Fontes principais de ômega 3

Quem nunca ouviu falar que os peixes são ricos em ômega 3? A maioria das pessoas já ouviram, sendo que algumas espécies são mais ricas em ômega 3 como por exemplo: a sardinha, cavala, arenque, bacalhau, salmão e atum. Para que a dieta alimentar fique mais completa é só acrescentar outras fontes que são o vegetais de folhas verdes , os óleos vegetais como por exemplo o óleo de soja, canola ou azeite, e é encontrado também nas castanhas, nozes e na sementes de linhaça.

Como aproveitar melhor os benefícios do ômega 3 nos peixes

De acordo com especialistas para que os benefícios do ômega 3 seja aproveitado de uma maneira total nos peixes, que são sua principal fonte, eles devem ser grelhados , cozidos ou assados e nunca fritos pois a fritura tem  a capacidade de destruir o ômega 3.

Nem todos os peixes são  fontes ricas do nutriente, existem algumas espécies de peixes como por exemplo a tilápia que sua pouca quantidade de ômega 3 é comparada à  encontrada nas carnes vermelhas.

Considerações finais

Os benefícios que o consumo de alimentos ricos em ômega 3 traz para o corpo humano já foram comprovados pela ciência, no entanto uma ingestão excessiva do nutriente ainda é uma dúvida para os pesquisadores pois eles não sabem qual o resultado que esse exagero a longo prazo poderá causar no organismo do seres humanos.

Os especialistas também informam que as cápsulas a base de ômega  3 que são comercializadas livremente carece de avaliação científica. O consumo do suplemento de ômega  3 é indicada por beneficiar o sistema cardiovascular evitando as doenças coronarianas, além de reduzir os sintomas da depressão.

De acordo com especialistas  existem dois tipos de ômega 3: os formados por cadeias longas de ácidos graxos e os formados por ácidos graxos de cadeia curta que não trazem muitos benefícios a saúde dos seres humanos. Vale ressaltar que toda dieta alimentar à base de qualquer nutriente deve ser prescrita por um profissional especializado na área.